Livros para adolescentes: dicas

Os livros podem nos fazer viajar para terras desconhecidas, desvendar histórias de povos antigos, contemporâneos ou imaginários, ensinar lições sobre o amor, a amizade,…

Por Editorial MDT em 13/11/2012

Os livros podem nos fazer viajar para terras desconhecidas, desvendar histórias de povos antigos, contemporâneos ou imaginários, ensinar lições sobre o amor, a amizade, a perseverança e a coragem. Para quem está em busca de dicas de livros para adolescentes, as opções são diversas, e entre as publicações mais indicadas estão livros da saga Harry Potter e de O Senhor dos Anéis. Confira as sugestões do Mundo das Tribos:

Livros para adolescentes: dicas

Harry Potter

A saga Harry Potter de autoria da escritora britânica J.K. Rowling já vendeu por volta de um bilhão de exemplares com sete livros. A história foi recontada no cinema em oito produções. A dimensão mágica de Hogwarts traz aos adolescentes ensinamentos relacionados a responsabilidades, amizade e escolhas.

Saga Harry Potter (Foto: divulgação)

Jogos Vorazes

Nessa história, a adolescente Katniss Everdeen tem que participar de um jogo de sobrevivência no país fictício Panem. A história chegou aos cinemas e é de autoria da norte-americana Suzanne Collins é uma dos livros indicados para adolescentes.

Trilogia Jogos Vorazes (Foto: divulgação)

O Apanhador no Campo de Centeio

Do autor J. D. Salinger, conta a história de Holden Caulfied um aluno de um internato que por não conseguir as notas suficientes na escola precisa voltar para casa antes e confrontar os pais. Na história, que é mais uma opção de livro para adolescentes, Caulfied pede ajuda para sua irmã, um professor e uma namorada antiga para conseguir entender o que está acontecendo com ele.

O Apanhador no Campo de Centeio (Foto: divulgação)

 

Mais opções de livros para o público adolescente

O Senhor dos Anéis

Escrito por J.R.R. Tolkien, esse livro está entre as sugestões de leitura para adolescentes e retrata a história de Terra Média, um mundo imaginário em que vivem seres humanos e humanoides como anões, elfos e orcs. Nessa terra, Frodo Bolseiro é o responsável por destruir o anel e assim evitar que o Senhor da Escuridão (Sauron) se apodere dele.

Livros da saga O Senhor dos Anéis (Foto: divulgação)

A Menina que roubava livros

Na história escrita pelo australiano Markus Zusak, a menina Liesel Meminger enfrenta a Morte – narradora da história – por roubar livros, durante o período nazista na Alemanha entre 1939 e 1943.

Capa do livro A Menina que roubava livros (Foto: divulgação)

 

O Ladrão de Raios

Nesse livro, Percy Jackson, que é adolescente, faz uma descoberta impressionante: é um semideus, filho de uma humana com o deus Poseidon. De autoria do norte-americano Rick Riordan é mais uma publicação para adolescentes e na história aborda as aventuras de Percy com seus amigos quando buscam impedir uma batalha entre os deuses Poseidon, Hades e Zeus.

O Ladrão de Raios (Foto: divulgação)

Leia também:

Livros clássicos da literatura universal: dicas

Dicas de Livros Românticos

Top