Lista de material escolar: dicas para pagar mais barato

O início do ano é sempre uma época de muitas contas para pagar, principalmente para quem já tem uma família. Além dos gastos com…

O início do ano é sempre uma época de muitas contas para pagar, principalmente para quem já tem uma família. Além dos gastos com impostos como o IPTU e o IPVA, há também a necessidade de comprar o material escolar para as crianças. Nesse quesito, é possível economizar usando algumas táticas. Saiba quais:

Pesquise sempre antes de começar a comprar (Foto: divulgação)

Lista de material escolar: dicas para pagar mais barato

Para não gastar muito com as compras, quando os professores passarem a lista de material escolar, verifique se não haverá outras compras a serem feitas, além do que está na lista. Faça isso para evitar compras que não são necessárias. Veja também se há itens opcionais e se tiver, já elimine.

Entre as dicas para economizar no material escolar está também a precisão de se pesquisar preços antes de fazer as compras. Com a internet, essa tarefa ficou mais fácil, uma vez que sites como o Buscapé e outros comparadores de preço facilitam a vida dos pais. Dá para comprar online também, mas apenas atente-se para a previsão de chegada do produto, para que já tenha recebido até o início das aulas.

Veja o que é realmente necessário para o estudante (Foto: divulgação)

Sugestões para economizar no material escolar

Se puder, faça suas compras antecipadamente e, assim, evite encontrar preços mais altos nos períodos em que a demanda está maior. Procure materiais de qualidade, mas evite itens com imagem licenciada de personagens, pois costumam ser mais caros. Compras de material escolar em grupo também pode fazer com que o preço fique menor se você negociar com o estabelecimento.

Não leve a criança com você na hora das compras (Foto: divulgação)

Podem-se também elencar outras sugestões para economizar no material escolar como a reutilização de livros. Você pode ver com outros pais ou amigos se não tem livros da mesma rede de ensino para emprestar ao seu filho e desta forma gastar menos com os estudos. Outra tática importante é não ir às compras acompanhado da criança ou do adolescente. Como a campanha dos produtos é feita voltada para eles e com itens muito atrativos, o filho pode fazer com que o pai gaste mais do que o desejado com os materiais.

Leia Também:  Material escolar 2016: como economizar?

Leia mais: Material escolar: dicas para pesquisar preços

Dicas para economizar na compra de material escolar

Top