Dicas para economizar na compra de material escolar

É começo de ano e os pais logo começam a pensar em uma maneira de não gastar muito para pagar as despesas costumeiras de…

É começo de ano e os pais logo começam a pensar em uma maneira de não gastar muito para pagar as despesas costumeiras de ‘começo de ano’ e ainda caber no orçamento da família a compra do material escolar dos filhos. Mas o que muitos pais não sabem é que é possível comprar os materiais sem gastar muito. Veja algumas dicas e aprenda como economizar na hora de fazer as compras!

Economize no material escolar (Foto: Divulgação)

1. Analise o que realmente é necessário comprar: muitas escolas costumam mandar a lista de materiais, mas nem sempre é obrigatório os pais comprarem tudo o que ela pede. Então, veja o que realmente é necessário e deixe para comprar alguns itens aos poucos, talvez no próximo mês. Se a escola não costuma mandar a lista de materiais, vale os pais sentarem junto com os filhos e conversarem sobre o que é realmente necessário para a volta às aulas.

2. Reaproveite: uma maneira de reaproveitar o material do ano anterior é dar uma nova cara a eles; o estojo, a mochila ou até mesmo o caderno onde sobraram algumas matérias, quando customizados ficam cheios de estilo e você não gasta nada. Use a criatividade!

3. Não esqueça o que sobrou: sempre sobra um lápis, caneta ou borracha no fundo da gaveta que seus filhos nem chegaram a usar no ano anterior, então é hora deles aproveitarem. Livros: é possível sim você não gastar com os livros didáticos, converse com mães de alunos de outras séries e veja se é possível fazer uma ‘troca’, é economia na certa para ambos.

Economize no material escolar (Foto: Divulgação)

4. Pesquise: depois de feito os três processos acima e você ter a lista do que realmente precisa em mãos, a dica é pesquisar e escolher uma papelaria que tenha produtos de qualidade e que esses estejam em promoção (compras pela internet podem ser uma boa opção), pode valer muito à pena. Outra dica que garante economia é comprar em grande quantidade. Fale com outras mães e vão às compras juntas na mesma papelaria, os descontos costumam ser maiores assim.

Leia Também:  Férias: Atividades Recreativas e Cursos de Férias

5. Pechinche: não tenha vergonha de pechinchar com o vendedor um desconto. Será muito difícil que ele te ofereça, então peça!

6. Resista aos pedidos dos filhos: levar os filhos na hora de fazer as compras nem sempre é boa ideia, principalmente se forem crianças. Mas se eles costumam participar das compras é importante que já saiam de casa cientes do valor de compra que cabe no orçamento dos pais. Se mesmo assim eles pedirem aquele caderno ou mochila da moda (que costumam custar caro) resista e dê outras opções explicando que a utilidade é a mesma.

Agora é só pesquisar e ir às compras dos materiais escolares de seus filhos para 2012.

Top