IPI: cuidado na hora de comprar

Mesmo com o fim da redução no IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), algumas concessionárias estão mantendo os descontos e oferecendo seus produtos a preços…

Mesmo com o fim da redução no IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), algumas concessionárias estão mantendo os descontos e oferecendo seus produtos a preços mais acessíveis.

Feirões de norte a sul do país estão atraindo milhares de consumidores e mantendo as vendas aquecidas. (Foto: Divulgação).

De norte a sul do país, são vários os feirões realizados pelas revendedoras para atrair mais consumidores e manter as vendas aquecidas. Entretanto, apesar do custo reduzido, é preciso tomar cuidado antes de decidir pela compra. Um planejamento sobre o impacto que esse investimento pode trazer para o seu bolso é fundamental para evitar maiores complicações.

Confira dicas de como comprar seu primeiro carro.

Cuidado com os custos de manutenção

Apesar do IPI reduzido, a compra de um automóvel novo exige bastante cuidado, principalmente por causa dos custos envolvidos de manutenção do veículo. (Foto: Divulgação),

Se você faz parte do grupo que não tinha nos planos para a compra de um novo veículo, mas decidiu adquirir um carro por causa das condições favoráveis do mercado, tenha cautela e não se prenda apenas ao custo da compra e das prestações que você pagará mensalmente.

Antes de fechar o negócio, lembre-se das despesas que envolvem o uso de um automóvel, como manutenção, combustível, IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, seguros e, até mesmo, possíveis multas.

De acordo com os especialistas, o custo médio de manutenção de um veículo gira em torno de 3% do seu valor. Sendo assim, o custo mensal de um carro de R$20 mil sai por, aproximadamente, R$600.

Veja também: carros com concertos mais baratos.

Analise sua situação financeira

Avalie bem sua situação financeira e veja se você realmente está precisando de um carro novo. (Foto: Divulgação),

Para fazer a compra com segurança e sem preocupação, você deve analisar a situação financeira na qual se encontra. Se você está passando por um momento de dificuldade e está repleto de dívidas, o melhor a fazer é esperar para realizar a compra. Adicionando um custo a mais em seu orçamento você estará praticamente assinando o seu atestado de falência financeira.

Leia Também:  Conheça as novas cédulas de 10 e 20 reais

Caso esteja com suas despesas equilibradas, tome cuidado e não se iluda achando que por estar sem dívidas você pode fazer um investimento desse tipo sem pesar as conseqüências que ele pode trazer. Para financiar, você deve planejar seu orçamento para suportar tanto as parcelas do empréstimo como o custo da manutenção do carro. O melhor é esperar para fazer uma compra a vista.

Até mesmo os consumidores que têm o dinheiro para cobrir parte ou todo o valor do automóvel precisam pensar antes de tomar qualquer decisão e ver se realmente estão necessitando de um carro novo. Quem já tem um automóvel deve analisar as vantagens e as desvantagens que a troca pode trazer para não se arrepender depois.

Top