Linhaça pode evitar o crescimento do câncer de mama

De acordo com uma estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), 27 milhões de pessoas terão câncer em 2030. O de mama, por sua…

De acordo com uma estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), 27 milhões de pessoas terão câncer em 2030. O de mama, por sua vez, é o tipo que mais aflige a população feminina e resulta em muitas mortes por ano. Entretanto, uma forma de prevenir o desenvolvimento de tumores malignos é investindo em uma alimentação saudável.

A linhaça é uma poderosa aliada contra o câncer de mama. (Foto:Divulgação)

A linhaça é uma aliada contra o câncer

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, no Canadá, descobriu que a linhaça pode evitar o crescimento do câncer de mama.

Até pouco tempo atrás, os estudiosos apenas sabiam que a linhaça favorecia o período da menopausa, aliviando os principais sintomas graças aos altos níveis de ácidos graxos e ômega-3. No entanto, descobriu-se que o grão pode se tornar um aliado para impedir o desenvolvimento de tumores nas mamas.

Além de diminuir a incidência de câncer de mama, o estudo canadense também descobriu que a linhaça reduz os riscos de tumores no cólon e na próstata. Entretanto, para desfrutar dos benefícios, é importante como consumir a semente de forma apropriada.

Saiba mais: Receitas com linhaça, sugestões práticas

Para aproveitar as propriedades da linhaça, é necessário saber como prepará-la. (Foto:Divulgação)

Quando consumido de forma errada, a semente pode absorver os nutrientes e prejudicar o organismo. Uma forma de evitar este tipo de problema é aquecendo a linhaça antes do consumo. O calor deste processo reduz a atividade de algumas proteínas que poderiam interferir no aproveitamento dos sais minerais.

Outra sugestão de preparo para a linhaça é batê-la no liquidificador. Depois de triturada, o grão deve ser consumido imediatamente para não perder as suas propriedades.

Leia Também:  5 dicas para usar linhaça na dieta

Não foi a primeira vez que uma pesquisa percebeu o desempenho da linhaça contra o câncer. Em outra ocasião, pesquisadores alemães descobriram que a semente mata as células cancerosas graças aos antioxidantes. Este trabalho constatou que a linhaça reduz o risco de morte por câncer de mama em até 40%.

Benefícios da linhaça

Existem dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. (Foto:Divulgação)

Existem dois tipos de linhaça: a dourada e a marrom. A primeira é mais difícil de ser encontrada no Brasil, pois o seu cultivo costuma acontecer em regiões frias. Já a semente escura se adapta bem ao solo brasileiro e possui um sabor mais forte.

Além de prevenir o câncer, a linhaça também garante outros benefícios para a saúde. Confira:

– Combate o envelhecimento precoce;

– Evita problemas cardiovasculares;

– Ameniza os sintomas da TPM e menopausa;

– Auxilia no combate à diabetes e hipertensão;

– Atua como um poderoso desintoxicante no organismo;

– Reduz o mau colesterol.

Veja também: Sementes de Linhaça: Cheias de Benefícios

Top