Como Saber se Seu Filho Sofre de Déficit de Atenção

PUBLICIDADE

Muitos pais se preocupam quando começam a perceber que seus filhos não conseguem se concentrar nem em casa para assistir a uma televisão, em uma historinha contada e muito menos na escola, toda esta preocupação veio por causa do medo de seu filho esta com a hiperatividade ou déficit de atenção.
E como hoje em dia este problema tem atingindo muitas crianças vamos então falar um pouco mais sobre um problema tão sério.

O Distúrbio de Déficit da Atenção (DDA) ocorre por uma deficiência na região do córtex cerebral e com esta deficiência, uma vez acometendo a criança, ocorre que ela não consegue se concentrar em nenhuma atividadepor mais agradável que lhe seja, imagina então se for alguma atividade massante. Muitas vezes o distúrbio pode ser confundido como hiperatividade já que os sintomas do DDA são bem similares como as crianças não conseguem ficar parada, se distraem facilmente e são bastante impulsivas.

Pode ser que o problema na criança surja desde 1 ano de idade, mas somente na fase de começo das aulas é que os sintomas podem ser melhor observado, uma vez que é na escola que a quantidade de atividade se eleva e os professores então podem observar melhor se a criança está ou nãoa coemtida pelo DDA.

PUBLICIDADE

Sem um tratamento adequado, o problema pode se arrastar com os anos, fazendo com que a pessoa siga sem bons rendimentos na vida escolar. Ainda sem notar que a situação é grave, caso os pais não cuidem e procurem o tratamento de um especialista adequado, a pessoa pode aindaacumulaur um péssimo comportamento na escola, assim gerando outros transtornos ainda maiores como até mesmo a explusão daescola.

Então os pais devem estar atentos se seu filho está com alguns dos sintomas citados abaixo, para já fazer uma observação e seguir as dicas de como saber se seu filho sofre de déficit de atenção, somente com os sintomas é possível se buscar um bom e eficiente tratamento. Observe:

•    Volta e meia deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
•    Com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades recreativas;

•    Com constância não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais, não chegando ao final das tarefas;
•    Freqüentemente tem dificuldade na organização de suas tarefas e atividades;

•    Com assiduidade evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa);
•    Repetidamente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades;
•    É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa principal que está executando;

Então sempre esteja atento ao comportamento, pois se não tratado ele pode sofrer preconceito, o que prejudica sua adaptação social. A perda de foco atrapalha o desenvolvimento intelectual e pedagógico, já que a pessoa que tem sintomas de DDA não consegue focar atenção suficiente para apreender novos conteúdos.

PUBLICIDADE

E o tratamento contra o DDA deve ser com um médico especialista e um psicólogo, já que hoje existem drogas específicas para tratar este distúrbio. Caso seu filho esteja com este problema não se preocupe que a medicina tem muitas alternativas para solucionar este problema.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.