LER: sintomas, como tratar

PUBLICIDADE

A Lesão por Esforço Repetitivo, ou simplesmente LER, é uma lesão causada pelo desempenho de alguma atividade que exija movimentos repetitivos e contínuos, como fazer crochê, digitar, tocar piano, dirigir e outros. Saiba mais sobre os sintomas e tratamentos da LER.

A LER deve ser tratada para evitar problemas mais graves. (Foto: divulgação)

Lesão por Esforço Repetitivo

A LER é uma lesão que se relaciona com a atividade que o indivíduo desempenha, podendo ser entendida como uma doença ocupacional, ocorrendo sempre que houver incompatibilidade entre os requisitos físicos e a capacidade do corpo para desempenhar a função. Alguns fatores podem influenciar na instalação da lesão, dentre eles movimentos repetitivos, postura incorreta e outros.

O problema se instala lentamente no organismo humano e algumas vezes passam despercebidas, ao longo de toda uma vida de trabalho e quando é diagnosticada já existe um comprometimento grave da região afetada. A digitação constante é uma das principais causas da incidência da LER e é a que mais tem contribuído para o aumento dos casos de doenças ocupacionais.

PUBLICIDADE
A LER causa dor nas mãos e dedos. (Foto: divulgação)

Sintomas de LER

Os sintomas frequentes são dores nos membros superiores, dores nos dedos e dificuldade para meche-los e formigamento. Na maior parte dos casos, os sintomas estão relacionados com uma atividade inadequada não somente nos membros superiores, mas em todo o corpo.

Não se trata de algo normal, nem fisiológico ficar sentado diante do computador por 8 ou 10 horas seguidas. O corpo não foi feito para isso e sente as consequências.

Tratamento de LER

O tratamento da lesão é baseado no uso de medicamento anti-inflamatório para diminuir a dor, além de repousar sobre a atividade causadora. As terapias, alongamentos e até acupunturas são alternativas que podem ajudar nesse processo.

A acupuntura é aplicada em agulhas em pontos específicos que proporcionam relaxamento dos músculos e estimulam o sistema supressor da dor. A fisioterapia é indicada em alguns casos.

A digitação constante é uma das principais causas de LER. (Foto: divulgação)

A Lesão por Esforço Repetitivo é causada pelo excesso de movimentos repetidos com as mãos. Muitos fatores podem influenciar na piora do quadro.  Os tratamentos para LER vão desde fisioterapias, massagens, acupunturas e outros. O ideal é consultar um médico especialista para avaliar o caso e indicar o tratamento mais indicado para o caso. Aposte também em algumas medidas de prevenção como mudar alguns hábitos diários, seja na digitação, na postura e outros.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.