Decorar a casa com cores fortes – dicas, fotos

PUBLICIDADE
Amarelo e laranja dividem espaço na decoração

Modernas e transformadoras, as cores fortes se destacam nas tendências de decoração. Elas são capazes de inovar os ambientes residenciais, deixando-os mais energizados, charmosos e irreverentes. Há várias maneiras de aplicar os tons no interior da casa, mas antes é necessário testar as combinações.

É fundamental se preocupar com o equilíbrio ao trabalhar com cores fortes na decoração. Cada mudança no cômodo deve ser realizada pensando na combinação dos elementos, caso contrário o espaço pode assumir um perigoso visual cafona.

As pessoas costumam sentir dificuldades na hora de buscar um ajuste perfeito entre as cores. São muitas as possibilidades para mudar a aparência do lar, mas todo cuidado é pouco para não montar um mix de cores sem conexão. Desta maneira, antes de determinar as cores fortes que serão usadas, conheça os tipos de combinações.

PUBLICIDADE

Dicas para combinar cores fortes

A cor forte deixa o ambiente com mais personalidade

Quando o ambiente tem como objetivo destacar a presença de uma cor forte, é importante estabelecer harmonia com um tom neutro e obter um contraste perfeito na decoração. Por exemplo, uma sala de estar pode apresentar uma única parede na cor vermelha enquanto as outras seguem a linha do branco.

Ao usar dois ou três tons fortes numa mesma decoração, o cômodo passa a apresentar elementos da tendência Color Blocking. A atmosfera residencial se torna mais vibrante, alegre e ousada, apostando principalmente em cores como amarelo vivo, rosa choque, roxo, laranja, vermelho, verde e azul. Caso não seja possível pintar as paredes, invista em móveis e complementos coloridos.

A decoração com cores fortes pode seguir uma combinação complementar, ou seja, com cores opostas no círculo cromático. Assim, a parceria entre verde e vermelho ou laranja e azul consegue causar um efeito charmoso no espaço.

O uso das cores harmoniosas também se apresenta como uma ótima estratégia para decorar a casa, valorizando os tons que pertencem a uma mesma família. A ideia vai estabelecer uma continuidade da cor, só que em um tom mais suave. Por exemplo, o roxo forte com o lilás.

PUBLICIDADE

Cuidados na decoração com cores fortes

As cores fortes configuram uma tendência, mas é importante controlar os excessos para não sobrecarregar os ambientes decorados. Em nenhum momento a cor pode causar a sensação de cansaço, se isso por ventura acontecer, ela foi aplicada de forma errada.

Prefira o emprego das cores fortes em áreas de convivência da casa, como é o caso da sala de estar. Em espaços de intimidade e relaxamento, como o quarto, os tons intensos acabam deixando os moradores estressados.

PUBLICIDADE

Fotos de decoração com cores fortes

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.