Lei de cotas Sisutec 2013: saiba mais

Com a intenção de aumentar as oportunidades de qualificação dos brasileiros, o MEC resolveu criar o SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos).…

Com a intenção de aumentar as oportunidades de qualificação dos brasileiros, o MEC resolveu criar o SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos). A plataforma está com uma oferta de 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes neste segundo semestre de 2013.

O Sisutec quer ampliar o acesso ao ensino técnico. (Foto:Divulgação)

Sobre o Sisutec 2013

O Sisutec 2013 permanecerá com inscrições aberas de 6 a 12 de agosto. O processo seletivo terá como único critério a nota do Enem 2012. O sistema realizará apenas duas chamadas ainda nesse mês e os candidatos não poderão contar com a lista de espera.

O Sisutec tem como prioridade atender aos alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada. Das vagas oferecidas em todo o Brasil, a maioria prioriza estas pessoas.

A 1ª chamada do Sisutec 2013 acontecerá no dia 14 de agosto. Os candidatos selecionados terão os dias 15 e 16 para se matricular nas instituições de ensino. A 2ª chamada será divulgada no dia 19 e o dia de matrículas é 20 de agosto.

As vagas são destinadas especialmente aos estudantes oriundos da rede pública. (Foto:Divulgação)

Sisu 2013: como se aplica a Lei de Cotas?

ALei de Cotas foi instituída em 2012, pela presidente Dilma Rousseff. Ela determina uma reserva de vagas para os estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.

O Sisutec fará a seleção de acordo com raça, renda familiar e rede frequentada durante o ensino médio. A distribuição das cotas ficou da seguinte forma:

– 85%: estudantes da escola pública e bolsistas integrais, independente de condições financeiras.

– 50%: este percentual é reservado pelas instituições federais com o objetivo de favorecer os candidatos oriundos de família com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O Sisutec também terá cotas raciais. (Foto:Divulgação)

– Dados do IBGE: os candidatos que se declararem pretos, pardos ou indígenas, com baixa renda e ensino médio na rede pública terão um percentual reservado de acordo com os dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE do estado. Exemplo: se uma cidade com 100 habitantes tem 5 negros, pardos ou indígenas, um curso com 20 vagas terá que reservar 4 oportunidades para esta minoria.

Leia Também:  Dicas para fazer trabalho em grupo

Haverá também outro tipo de cota racial, no qual o estudante precisa ter feito o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa, mas a renda familiar não será avaliada.

Se o estudante for selecionado no Sisutec 2013, ele terá que comprovar que atende aos requisitos das vagas reservadas. Os documentos serão solicitados e avaliados pela instituição de ensino.

Para se inscrever ou obter mais informações, acesse SISUTEC.

Top