sábado, 13 de agosto de 2022 - 13/08/2022 00:32:25
MundodasTribos

Com a intenção de aumentar as oportunidades de qualificação dos brasileiros, o MEC resolveu criar o SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos). A plataforma está com uma oferta de 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes neste segundo semestre de 2013.

O Sisutec quer ampliar o acesso ao ensino técnico. (Foto:Divulgação)

O que este artigo aborda:

Sobre o Sisutec 2013

O Sisutec 2013 permanecerá com inscrições aberas de 6 a 12 de agosto. O processo seletivo terá como único critério a nota do Enem 2012. O sistema realizará apenas duas chamadas ainda nesse mês e os candidatos não poderão contar com a lista de espera.

O Sisutec tem como prioridade atender aos alunos que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada. Das vagas oferecidas em todo o Brasil, a maioria prioriza estas pessoas.

A 1ª chamada do Sisutec 2013 acontecerá no dia 14 de agosto. Os candidatos selecionados terão os dias 15 e 16 para se matricular nas instituições de ensino. A 2ª chamada será divulgada no dia 19 e o dia de matrículas é 20 de agosto.

As vagas são destinadas especialmente aos estudantes oriundos da rede pública. (Foto:Divulgação)

Sisu 2013: como se aplica a Lei de Cotas?

ALei de Cotas foi instituída em 2012, pela presidente Dilma Rousseff. Ela determina uma reserva de vagas para os estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.

O Sisutec fará a seleção de acordo com raça, renda familiar e rede frequentada durante o ensino médio. A distribuição das cotas ficou da seguinte forma:

– 85%: estudantes da escola pública e bolsistas integrais, independente de condições financeiras.

– 50%: este percentual é reservado pelas instituições federais com o objetivo de favorecer os candidatos oriundos de família com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O Sisutec também terá cotas raciais. (Foto:Divulgação)

– Dados do IBGE: os candidatos que se declararem pretos, pardos ou indígenas, com baixa renda e ensino médio na rede pública terão um percentual reservado de acordo com os dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE do estado. Exemplo: se uma cidade com 100 habitantes tem 5 negros, pardos ou indígenas, um curso com 20 vagas terá que reservar 4 oportunidades para esta minoria.

Haverá também outro tipo de cota racial, no qual o estudante precisa ter feito o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa, mas a renda familiar não será avaliada.

Se o estudante for selecionado no Sisutec 2013, ele terá que comprovar que atende aos requisitos das vagas reservadas. Os documentos serão solicitados e avaliados pela instituição de ensino.

Para se inscrever ou obter mais informações, acesse SISUTEC.

O conteúdo "Lei de cotas Sisutec 2013: saiba mais" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Curso Superior Gratuito em Sorocaba SP – Fatec 2017

Curso Superior Gratuito em Sorocaba SP – Fatec 2017

Cursos de informática online 2014

Cursos de informática online 2014

Livros clássicos que não podem faltar na Biblioteca do Vestibulando

Livros clássicos que não podem faltar na Biblioteca do Vestibulando

Cursos Gratuitos ANAC – Curso de Piloto de Avião

Cursos Gratuitos ANAC – Curso de Piloto de Avião

Concurso Secretaria da Justiça do ES 2013: inscrições, vagas

Concurso Secretaria da Justiça do ES 2013: inscrições, vagas

Curso de Administração de Empresas a Distância

Curso de Administração de Empresas a Distância