Isentos do IR podem fazer inscrição gratuita em concursos federais 2017

PUBLICIDADE

Isentos do IR podem fazer inscrição gratuita em concursos federais 2017. É o que prevê o projeto de lei apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), sobre o qual vamos comentar a seguir.

Isentos do IR podem fazer inscrição gratuita em concursos federais 2017 (Foto Ilustrativa)

Participar de concursos públicos é algo que milhões de brasileiros fazem com frequência, na tentativa de ingressar na carreira pública e aproveitar todos os benefícios que ela oferece, como estabilidade no emprego e salários atraentes.

No entanto, as taxas para inscrição em concursos 2017 chegam a assustar alguns candidatos, principalmente aqueles que ganham pouco ou que estão desempregados, fazendo-os desistir de participar de determinados certames, devido aos altos valores cobrados pelo cadastro.

PUBLICIDADE

Isentos do IR podem fazer inscrição gratuita em concursos federais 2017

A senadora Ana Amélia é a responsável pela proposta (Foto: Reprodução Senado Federal)

E é isso que o projeto que prevê inscrição gratuita em concursos para isentos do Imposto de Renda quer evitar, ou seja, que muitas pessoas deixem de participar dos processos seletivos por causa do valor da inscrição.

Elaborado pela senadora Ana Amélia, o PLS 332/2012 estabelece que terá taxa de inscrição gratuita em concursos públicos federais todas as pessoas que se declararem isentas da apresentação da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda da Pessoa Física, no ato da inscrição.

Ainda conforme a proposta, o candidato deverá escrever e assinar a própria declaração, e caso seja constatada falsidade, o concurseiro estará sujeito a sanções civis, administrativas e criminais já previstas para atos desse tipo, além de serem considerados nulos os atos da inscrição e todos os posteriores, como aprovação e nomeação.

Isenção do IR 2017

O governo ainda vai definir o limite de renda para isenção no IR 2017 (Foto Ilustrativa)

Em 2016, estavam isentos de declarar o Imposto de Renda todos os cidadãos que recebiam até R$ 1.903,98 por mês, ou seja, se a lei estivesse em vigor no ano passado, os concurseiros com salário até essa faixa citada teriam inscrição gratuita nos concursos federais.

Os detalhes do IRPF 2017 ainda não foram divulgados, mas com a correção da tabela do Imposto de Renda especula-se que o limite para isenção neste ano será em torno de R$ 2.000,00.

Situação do PLS 332/2012

O projeto ainda precisa ser aprovado para entrar em vigor (Foto Ilustrativa)

O projeto que estabelece a isenção da taxa de inscrição em concursos federais aguarda a designação do relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votado em decisão terminativa, podendo ser enviado para análise da Câmara sem a necessidade de passar pelo plenário do Senado.

PUBLICIDADE

Para maiores detalhes sobre o PLS 332/2012 é só acessar o site do Senado Federal. Na página, você também pode dar a sua opinião a respeito da proposta.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.