bety 21/01/2021 Notícias

Começo do ano, além de sinônimo de renovação e vida nova, também significa que os prazos para pagar o seu IPVA estão se aproximando. Esse imposto precisa ser pago anualmente em cota única com desconto ou em até 3 parcelas. Donos de diversos tipos de veículos devem consultar o valor a ser pago, assim como os prazos que possuem, para efetuar o pagamento em dia e não ter que arcar com nenhuma multa.

No Rio Grande do Sul, o calendário já foi divulgado e os primeiros pagamentos começaram a ser realizados. A seguir, veja como consultar o seu valor do IPVA e como pagar o imposto em dia.

Consultar Valor do IPVA

A consulta ao valor do IPVA é de grande importância, pois somente através dela o condutor saberá o valor exato que precisa pagar. Essa consulta, se for realizada a opção mais completa, também mostra o valor do Seguro DPVAT que precisa ser pago junto ao IPVA.

A consulta ao valor do IPVA RS 2021 é disponibilizada pelo site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e você pode acessar através do link https://rmov.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva/#/principal/tabs/consulta.  Você precisará informar o número da placa e o RENAVAM do seu veículo, depois clicar em “Consultar”.

Na página seguinte, poderá ver o valor do seu IPVA e de todos os demais tributos e impostos que precisam ser pagos.

Como emitir guias de pagamento

Na hora que você fizer a consulta do valor do seu IPVA, terá a opção de emitir a sua guia de pagamento, mas existem diversas formas de pagar o imposto. E, quem possuir um IPVA em atraso de anos anteriores, precisa emitir a guia de pagamento em outro lugar, mais especificamente no SEFAZ informando todos os dados e depois efetuando o pagamento.

Depois de emitir a guia de pagamento, seja do IPVA de 2021 ou em atraso, você pode ir efetuar o pagamento em qualquer agência, ponto de atendimento ou ainda pela internet, dos bancos credenciados que são os seguintes: Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. O pagamento também pode ser realizado em qualquer lotérica.

Se você optar por pagar no caixa de um dos bancos mencionados, nem é preciso ter a guia em mãos. Basta apresentar o seu CRLV ou informar a placa e o RENAVAM do veículo.

Tabela do IPVA 2021

A tabela do IPVA RS 2021 pode ser encontrada no site destinado ao imposto: https://www.ipva.rs.gov.br/.  Os vencimentos da cota única se iniciam no dia 1º de abril para o final da placa 1, dia 5 de abril para o final da placa 2, dia 7 de abril para o final da placa 3, dia 9 de abril para o final da placa 4, dia 12 de abril para o final da placa 5, dia 14 de abril para o final da placa 6, dia 16 de abril para o final da placa 7, dia 19 de abril para o final da placa 8, dia 23 de abril para o final da placa 9 e dia 26 de abril para o final da placa 0.

Se optar por pagar parcelado, o vencimento de cada parcela é no último dia útil do mês.

Outros artigos

Sest/Senat cursos gratuitos 2016

26/06/2016

Sest/Senat cursos gratuitos 2016

O Sest/Senat está recebendo inscrições para cursos gratuitos 2016. Se você tem interesse em obter uma qualificação de qualidade e sem custo, então essa pode ser a su...

Cursos gratuitos Pronatec no Senac RJ 2016

16/09/2015

Cursos gratuitos Pronatec no Senac RJ 2016

Uma ampla lista de cursos gratuitos Pronatec no Senac RJ 2016 está disponível nas cidades de Macaé, Campos, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, ...