IPVA RS 2021

PUBLICIDADE

Começo do ano, além de sinônimo de renovação e vida nova, também significa que os prazos para pagar o seu IPVA estão se aproximando. Esse imposto precisa ser pago anualmente em cota única com desconto ou em até 3 parcelas. Donos de diversos tipos de veículos devem consultar o valor a ser pago, assim como os prazos que possuem, para efetuar o pagamento em dia e não ter que arcar com nenhuma multa.

No Rio Grande do Sul, o calendário já foi divulgado e os primeiros pagamentos começaram a ser realizados. A seguir, veja como consultar o seu valor do IPVA e como pagar o imposto em dia.

Consultar Valor do IPVA

A consulta ao valor do IPVA é de grande importância, pois somente através dela o condutor saberá o valor exato que precisa pagar. Essa consulta, se for realizada a opção mais completa, também mostra o valor do Seguro DPVAT que precisa ser pago junto ao IPVA.

PUBLICIDADE

A consulta ao valor do IPVA RS 2021 é disponibilizada pelo site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e você pode acessar através do link https://rmov.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva/#/principal/tabs/consulta.  Você precisará informar o número da placa e o RENAVAM do seu veículo, depois clicar em “Consultar”.

Na página seguinte, poderá ver o valor do seu IPVA e de todos os demais tributos e impostos que precisam ser pagos.

Como emitir guias de pagamento

Na hora que você fizer a consulta do valor do seu IPVA, terá a opção de emitir a sua guia de pagamento, mas existem diversas formas de pagar o imposto. E, quem possuir um IPVA em atraso de anos anteriores, precisa emitir a guia de pagamento em outro lugar, mais especificamente no SEFAZ informando todos os dados e depois efetuando o pagamento.

Depois de emitir a guia de pagamento, seja do IPVA de 2021 ou em atraso, você pode ir efetuar o pagamento em qualquer agência, ponto de atendimento ou ainda pela internet, dos bancos credenciados que são os seguintes: Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. O pagamento também pode ser realizado em qualquer lotérica.

PUBLICIDADE

Se você optar por pagar no caixa de um dos bancos mencionados, nem é preciso ter a guia em mãos. Basta apresentar o seu CRLV ou informar a placa e o RENAVAM do veículo.

Tabela do IPVA 2021

A tabela do IPVA RS 2021 pode ser encontrada no site destinado ao imposto: https://www.ipva.rs.gov.br/.  Os vencimentos da cota única se iniciam no dia 1º de abril para o final da placa 1, dia 5 de abril para o final da placa 2, dia 7 de abril para o final da placa 3, dia 9 de abril para o final da placa 4, dia 12 de abril para o final da placa 5, dia 14 de abril para o final da placa 6, dia 16 de abril para o final da placa 7, dia 19 de abril para o final da placa 8, dia 23 de abril para o final da placa 9 e dia 26 de abril para o final da placa 0.

Se optar por pagar parcelado, o vencimento de cada parcela é no último dia útil do mês.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.