Termina nessa semana prazo para regularização de título de eleitor

Acaba nessa quarta-feira, dia 9 de maio, o prazo para os eleitores regularizarem o seu título de eleitor. Quem deixou para última hora para…

Por Élida Santos em 08/05/2012

Esse ano vamos escolher os prefeitos e vereadores (Foto: Divulgação)

Acaba nessa quarta-feira, dia 9 de maio, o prazo para os eleitores regularizarem o seu título de eleitor. Quem deixou para última hora para sanar os problemas do seu título de eleitor está enfrentando filas quilométricas e horas de espera. O prazo também é válido para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez, ou solicitar a troca de Zona Eleitoral. Em Cuiabá, por exemplo, a demora pode chegar a quatro horas.

Leia também: Eleições municipais de 2012: datas

O prazo para regularização do título termina essa semana (Foto: Divulgação)

Se a pessoa for tirar o título pela primeira vez é preciso procurar o cartório eleitoral de sua região e levar certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos), carteira de identidade e comprovante de residência atual. Segundo a Justiça Eleitoral, a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos como documentos de identidade, ou seja, é necessário levar o RG como documento válido com foto. Para transferir o título de Zona Eleitoral, é preciso levar o documento de identidade e um comprovante do novo endereço.

Leia também: Calendário de propaganda Eleitoral 2012

Quem não votou em três turnos das eleições seguidos está com o título de eleitor cancelado e, caso não regularize sua situação, não pode votar. As pessoas com esse documento irregular ficam impedidas de participarem de concursos públicos, passaporte e CPF, fazer matrícula em universidade pública e pegar empréstimos em bancos estatais. Os eleitores que não votaram em um ou dois turnos ainda podem escolher seus representantes sem a necessidade de regularização. A multa é de R$ 3,50 por turno não votado sem justificação.

Confira os horários e locais de atendimento em 11 capitais

Rio de Janeiro das 11h às 19h
Natal das 8h às 18h
Recife das 8h às 16h
Manaus das 8h às 17h
Curitiba das 9h às 18h
Belo Horizonte das 8h às 17h
Salvador das 8h às 18h
Fortaleza das 8h às 18h
Cuiabá das 7h30 às 18h30 e das 9h às 18h (dependendo do local)
São Paulo das 9h às 18h
Porto Alegre das 9h às 19h

Top