Intolerância à lactose, sintomas e tratamentos

Entenda melhor a intolerância à lactose, sintomas e tratamentos. Quando um indivíduo, ao consumir leite e derivados, percebe sinais de mal-estar, isso significa que…

Entenda melhor a intolerância à lactose, sintomas e tratamentos. Quando um indivíduo, ao consumir leite e derivados, percebe sinais de mal-estar, isso significa que o seu corpo está rejeitando o alimento, ou melhor dizendo, uma substância chamada lactose.

Intolerância à lactose, sintomas e tratamentos. (Foto Ilustrativa)

Intolerância à lactose, sintomas e tratamentos. (Foto Ilustrativa)

A intolerância à lactose é uma condição muito comum entre as pessoas. Algumas pesquisas já comprovaram que 70% dos brasileiros apresentam esse problema, em grau leve, moderado ou grave. A intolerância se manifesta quando o corpo é incapaz de digerir a lactose, uma substância presente no leite, no queijo, no iogurte, entre outros produtos lácteos.

Leia mais: Dieta para intolerância à lactose

Pouca gente sabe, mas existem três tipos diferentes de intolerância: a primária (associada ao envelhecimento), a secundária (resultado de alguma doença) e a congênita (a pessoa nasceu com esse problema).

Intolerância à lactose, sintomas e tratamentos

Quem sofre com o problema não consegue digerir a lactose. (Foto Ilustrativa)

Quem sofre com o problema não consegue digerir a lactose. (Foto Ilustrativa)

Em geral, a intolerância à lactose é desencadeada pela ausência da enzima lactase no intestino delgado. Esse composto tem a função de decompor o açúcar do leite em carboidratos, facilitando assim o processo de absorção. Sem essa enzima, o organismo é incapaz de digerir a lactose, que chega ao intestino grosso e acaba reagindo em contato com as bactérias.

O diagnóstico de intolerância à lactose é realizado pelo médico, após uma avaliação clínica do paciente e dos sintomas apresentados. Dificilmente é realizado um exame laboratorial, mas o profissional da saúde pode solicitar o teste de tolerância à lactose para ter certeza da condição.

Saiba mais: Diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose

Confira nos tópicos abaixo mais informações sobre intolerância à lactose, sintomas e tratamentos.

Leia Também:  Dança do ventre: passos básicos, benefícios

Sintomas de intolerância à lactose

A intolerância à lactose causa cólicas e diarreias. (Foto Ilustrativa)

A intolerância à lactose causa cólicas e diarreias. (Foto Ilustrativa)

Após consumir leite ou algum laticínio, a pessoa com intolerância à lactose pode apresentar os seguintes sintomas: barriga inchada, gases intestinais, cólicas, diarreias e vômitos. Essas reações do organismo começam entre 30 minutos a 2 horas depois de ingerir a substância nociva. A gravidade dos sintomas varia de um caso para o outro.

Tratamentos indicados

Não há um tratamento medicamentoso capaz de reverter um quadro de intolerância à lactose. Na verdade, é preciso fazer algumas modificações no cardápio, ou seja, excluir o leite e os laticínios da dieta, bem como todos os alimentos preparados com leite. No mercado, é possível encontrar com facilidade os produtos com 0% de lactose, por isso não será tão complicado adaptar o cardápio.

Algumas pessoas com intolerância à lactose preferem não abrir mão do leite. Elas optam por consumir comprimidos de enzimas lactase para favorecer o processo de digestão e evitar os sintomas desagradáveis.

Veja também: Entenda a intolerância à lactose em bebês

Agora você já sabe tudo sobre intolerância à lactose, sintomas e tratamentos. Ao identificar os primeiros sinais do problema, procure ajuda médica. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top