Intercâmbio na Argentina: vagas para professores e pesquisadores

Os profissionais estão demonstrando cada vez mais interesse em se especializar no exterior. O curso fora do Brasil melhora o currículo, permite fazer novos…

Os profissionais estão demonstrando cada vez mais interesse em se especializar no exterior. O curso fora do Brasil melhora o currículo, permite fazer novos contatos e também amplia o repertório cultural.

A CAPES está oferecendo oportunidades de intercâmbio na Argentina. (Foto:Divulgação)

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou recentemente um edital com oportunidades para intercâmbio na Argentina. As vagas são direcionadas para professores e pesquisadores.

Intercâmbio na Argentina 2013

O intercâmbio gratuito para professores e pesquisadores na Argentina é um o programa de cooperação internacional Capes/MINCyT. Esta iniciativa resulta da parceria entre o governo federal brasileiro com o governo argentino.

O principal objetivo do intercâmbio na Argentina 2013 consiste em estimular os docentes e pesquisadores, brasileiros e argentinos, que estão vinculados através dos programas de pós-graduação. O incentivo acontecerá por meio de projetos conjuntos de pesquisa.

As bolsas de estudo na Argentina também visam à formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e na Argentina, valorizando diferentes áreas do conhecimento.

Os projetos aprovados pela CAPES terão duração de dois anos. Os bolsistas serão beneficiados com diárias, passagens aéreas e recursos para aquisição de materiais no valor de R$ 10.000,00 para a equipe brasileira.

O programa está interessado em aprimorar o trabalho de professores e pesquisadores. (Foto:Divulgação)

Os grupos para pesquisa serão selecionados em duas categorias. A primeira será voltada para os grupos conjuntos, com projetos desenvolvidos por uma equipe brasileira e uma equipe argentina. A segunda categoria é formada por Grupos de Pesquisa Associados em Rede, valorizando os projetos de duas ou mais instituições de cada trabalho.

Inscrições para intercâmbio na Argentina

Os interessados em fazer intercâmbio na Argentina devem se inscrever até o dia 2 de agosto. O candidato só pode realizar a inscrição de projetos aprovados e vigentes. A candidatura depende do preenchimento de um formulário e do envio dos documentos.

Continuar Lendo  Dicas de estudo para a prova do ENEM 2014

A avaliação das propostas dos candidatos será realizada ao longo do mês de outubro. A divulgação do resultado final está prevista para 1º de dezembro. Os pesquisadores e professores selecionados iniciarão as atividades dos projetos em janeiro de 2014.

As inscrições para o intercâmbio na Argentina podem ser realizadas até o dia 2 de agosto. (Foto:Divulgação)

Acesse o Portal Capes e inscreva-se no intercâmbio na Argentina para pesquisadores e professores. Outras informações sobre o programa estão dispostas no edital. O email para contato é [email protected]

Top