Insetos no calor: como combater

A maioria das pessoas reclama da presença dos insetos indesejáveis nos dias mais quentes. Eles parecem estar por todas as partes nessa época de…

A maioria das pessoas reclama da presença dos insetos indesejáveis nos dias mais quentes. Eles parecem estar por todas as partes nessa época de temperaturas altas e chuvas constantes. Para ajudar a afasta-los, são necessários alguns cuidados básicos. Pensando nisso, selecionamos dicas de como combater os insetos no calor.

Os insetos aparecem principalmente no verão. (Foto: divulgação)

Identifique o inseto

Antes de tudo, é necessário saber diferenciar os tipos de mosquito. Os pernilongos, baratas, borrachudos e mosquitos são os mais comuns. O culex (mosquito doméstico) é muito frequente, ele ataca preferencialmente durante a madrugada, colocando seus ovos em água suja. Além disso, ele perturba muito e não deixa ninguém dormir com seu zumbido.

Existem algumas medidas simples que podem ajudar a mandar esses inconvenientes insetos para bem longe. Atitudes como usar o repelente, acender vela de citronela, colocar telas em portas e janelas podem ser ótimas opções para afastar os mosquitos, porém não são permanentes.

As velas de citronela ajudam a acabar com os mosquitos. (Foto: divulgação)

Veja também os insetos mais estranhos do mundo 

Dicas de como combater os insetos no calor

1. Citronela: segundo entomólogos, a citronela é um repelente muito eficaz para manter os insetos afastados. A vela de citronela pode ser uma ótima opção, porém ela só espanta os insetos do local onde for acessa, deixando os demais cantos da casa desprotegidos;

2. Repelentes: os repelentes funcionam como bloqueios físicos e devem ser passados várias vezes ao dia, pois não duram muito tempo. O ideal é fazer aplicação a cada duas horas;

3. Telas e ar-condicionado: são excelentes formas de manter os mosquitos afastados, porém não acabam com eles. As baixas temperaturas deixam o inseto inibido, dificultando o encontro da vítima. Ao desligar o ar, os bichinhos podem voltar a qualquer momento;

Continuar Lendo  Dicas sobre o que conversar no primeiro encontro

4. Armadilha ecológica: as armadilhas são excelentes formas de matar os insetos sem utilizar produtos químicos. Para fazer uma delas, você irá precisar de água quente, açúcar mascavo, fermento biológico, cartolina e uma garrafa pet. A garrafa deve ser cortada ao meio e encapada com cartolina preta. Misture a água quente com açúcar mascavo e espere esfriar. Em seguida adicione o fermento, sem misturar. Encaixe a parte de cima da garrafa na parte de baixo, com o bico voltado para o fundo do recipiente (ver ilustração abaixo). Deixe a armadilha em um local estratégico por uma semana e veja quantos mosquitos morreram.

A armadilha biológica é excelente para acabar com os mosquitos. (Foto: divulgação)

Veja também alergia causada por insetos, o que causar

Os insetos incomodam muito no verão, pois os dias são mais quentes e chuvosos, propícios para sua proliferação. Para combater essas pragas, o mais indicado é criar uma armadilha ecológica, que não afeta o ambiente e nem os indivíduos da casa. Porém, outras medidas para mante-los afastados são válidas.

Top