Inscrição ENEM 2020 | Regras, Datas, Edital

Inscrição ENEM 2020 | Regras, Datas, Edital

O Exame Nacional do Ensino Médio vem aí e os estudantes que querem participar devem ficar de olho em todas suas novidades e detalhes.…

Por bety em 10/05/2020

O Exame Nacional do Ensino Médio vem aí e os estudantes que querem participar devem ficar de olho em todas suas novidades e detalhes. O edital já foi lançado para toda a população recentemente, mas não se preocupe, pois as inscrições ainda não iniciaram. Até isso acontecer, você ainda tem um tempo para se preparar e participar das etapas anteriores caso precise solicitar isenção do pagamento da taxa.

O ENEM 2020 trará uma grande novidade que é a possibilidade de ser realizado de modo digital. Confira tudo a seguir!

aprovado na federal enem

Cronograma do ENEM 2020

Saber todas as datas da nova edição do exame é fundamental para que os estudantes possam acompanhar as fases e participar das etapas que forem necessárias. O cronograma da edição é lançado juntamente do edital que, nesse ano, saiu no último dia 31 de março.

De acordo com o edital, temos em mãos todos os prazos e datas do ENEM 2020 e assim é possível criar um cronograma para você, participante, não perder nada. Confira, a seguir, o cronograma do ENEM 2020:

  • De 6 a 17 abril: solicitação da isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no último exame;
  • 24 de abril: resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição;
  • 11 a 22 de maio: inscrições para o ENEM 2020;
  • 25 a 29 de maio: solicitação para tratamento pelo nome social;
  • 11 e 18 de outubro: provas do ENEM Digital;
  • 1º e 8 de novembro: provas do ENEM Impresso.

Novidades do ENEM 2020

O ENEM 2020 conta com uma super novidade a todos os seus participantes: as provas digitais. Os interessados poderão fazer a prova através de um computador e essa novidade estará disponível para cerca de 100 mil estudantes nessa primeira edição. O MEC tem o objetivo de aumentar o número de participantes que podem fazer a prova digital todos os anos, até a substituição total da prova impressa pela digital no ano de 2026. A longo prazo, o principal intuito é diminuir os gastos com impressão.

Os treineiros só terão direito a fazer a prova impressa. A prova digital só pode ser realizada por quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir nesse ano. No momento da inscrição, o próprio estudante deverá optar pela prova impressa ou digital.

Leia também: APROVADO NA FEDERAL – ENEM 2020

Como se inscrever no ENEM 2020

As inscrições para o ENEM 2020 irão acontecer entre os dias 11 e 22 de maio, pelo site do exame disponibilizado pelo INEP, através do link https://enem.inep.gov.br/. O participante deverá se inscrever informando o seu CPF, assim como um endereço de e-mail e seu número de celular.

Durante a inscrição será possível informar se o participante precisa de atendimento especial no dia da prova, pode ser feita a escolha da língua estrangeira (Inglês ou

Espanhol) e muito mais. Certifique-se de colocar todos os dados corretamente e depois é só efetuar o pagamento da taxa de inscrição, caso não tenha obtido a solicitação, para que sua participação seja confirmada.

Top