Informações nutricionais da bolacha Trakinas

As bolachas Trakinas são redondinhas, possuem carinhas, recheios deliciosos, embalagens coloridas e personagens capazes de encantar e seduzir qualquer criança. E se tornaram uma…

As bolachas Trakinas são redondinhas, possuem carinhas, recheios deliciosos, embalagens coloridas e personagens capazes de encantar e seduzir qualquer criança. E se tornaram uma grande diversão para as crianças na hora de fazer um lanche.

A Trakinas entrou no mercado brasileiro em 1988 pela empresa americana Nabisco, e foi a primeira marca de biscoitos do Brasil, exclusivamente voltada para o público infantil. Com u surgimento deste segmento aqui no pais, ocorreu o lançamento de novidades no formato dos biscoitos, como a criação da bolacha com furinhos e carinhas divertidas, além de serem enriquecidas com vitaminas para uma melhor e mais saudável absorção no organismo das crianças. A marca foi também a primeira a introduzir a embalagem lanchinho, pesando 93 gramas, ideal para levar na escola.

O sucesso da marca também foi consolidado pelas diversas variações do produto, como a Trakinas Mais Mais, com mais recheio, e a Trakinas Meio a Meio, que é recheada com morango, chocolate e baunilha, com metade de um sabor e metade de outro. Este último consagrou a marca com o prêmio de melhor lançamento de produto, concedido pela Kraft Foods International.

Em 2000 a Kraft Foods comprou a Nabisco em relançou as Trakinas com mudanças consideráveis em sua embalagem, o que gerou um novo posicionamento do produto, e se obteve uma enorme aceitação das crianças.

As campanhas publicitárias introduzidas pela nova provedora da marca dos biscoitos conquistou a liderança de mercado, e desde então a marca vem constantemente lançando novos e surpreendentes produtos como em 2003 quando as carinhas ganharam novos formatos com alto relevo e novos desenhos, como a introdução do Trakinas Super Carinhas, tornando a marca mais irreverente ainda e com apelo maior junto à garotada.

O sucesso foi tão grande, que o site oficial da Trakinas, www.trakinas.com.br, se tornou um dos 10 melhores do Ibest no ano de 2004. E esse sucesso enorme levou a empresa a diversificar sua linha de produto para outros segmentos, como ovos de páscoa por exemplo.

Leia Também:  Festa de Aniversário do Batman

Abaixo vamos mostrar um timeline das bolachas Trakinas.

2001
● Lançamento do Trakinas colorido, uma inovação no mercado brasileiro.
● Lançamento do Trakinas Mais Mais, bolachas com o dobro do recheio.
● Lançamento do Trakinas Meio a Meio, com recheio de dois sabores.
2002
Lançamento do TRAKINAS com sabores de frutas e com recheio e casquinha coloridos.
2003
● Lançamento do Trakinas Super Carinhas, uma linha de bolachas com novas carinhas, embalagens e produtos.
● Lançamento do Ovo Trakinas, que vinham com um brinquedo dentro, expandindo a marca para outro segmento de mercado.
2004
● Lançamento do Trakinas Power, biscoitos enriquecidos com vitaminas e cálcio.
2005
● Lançamento do Mini Trakinas, biscoito recheado com as famosas carinhas divertidas em alto relevo, com apenas 2.5cm de diâmetro. O produto está disponível nos sabores chocolate e morango, e em práticas embalagens de 40g e 120g, ideais para o consumo fora de casa.
2006
● Lançamento do Trakinas Trakmix, biscoito doce seco (sem recheio) que apresenta redução de açúcares, 0 gramas de gorduras trans na porção e alta presença de fibras alimentares em sua fórmula. Além do perfil nutricional diferenciado, o produto tem um caráter lúdico. Trata-se de uma espécie de quebra-cabeças com peças – corpinhos e cabeças – feitas de biscoito, possibilitando que as crianças usem a criatividade para montar os personagens.
2007
● Lançamento do chocolate em barra recheado Trakinas, disponível nos sabores morango e chocolate com pequenos pedacinhos da tradicional bolacha. Para agradar as crianças, todas as embalagens individuais vinham com um adesivo colecionável, as “Traki Pegadinhas”, somando 25 charadas diferentes.
2009
● Lançamento da Trakinas Gela Boka, bolacha recheada que causa a sensação de gelar a boca.

Quanto aos valores nutricionais, mostramos uma tabela auto explicativa dos mesmo, esta é exatamente a mesma que vem impressa em todas as embalagens do produto.

Biscoito chocolate Trakinas
Quantidade por porção % VD (*)
Valor energético 57,6 kcal 2,88 %
Pontos* 2
Carboidratos 8 g 2,67 %
Proteínas 0,68 g 0,91 %
Gorduras totais 2,52 g 4,58 %
Gorduras saturadas 1,2 g 5,45 %
Fibra alimentar 0,28 g 1,12 %
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 

e

Biscoito morango Trakinas
Quantidade por porção % VD (*)
Valor energético 58 kcal 2,9 %
Pontos* 2
Carboidratos 8,4 g 2,8 %
Proteínas 0,64 g 0,85 %
Gorduras totais 2,48 g 4,51 %
Gorduras saturadas 1,2 g 5,45 %
Fibra alimentar 0 g 0 %
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Leia Também:  Coleção de Inverno 2010-2011 Marca Carinhoso

Verificando mais a fundo os nutrientes da Trakinas, há presença de gorduras saturadas, e com  relação à ingestão desse tipo de gordura, a OMS sugere que ela forneça 10% das calorias diárias  recomendadas.

Quanto às calorias e carboidratos, verifica-se que um pacote fornece cerca de 60 g de açúcares e 420 kcal, ou seja, quase 25% das calorias totais que uma criança deve ingerir em um dia.

Sobre as fibras  alimentares e  vitaminas. O pacote fornece  8,3  g  de  fibra em  100g de biscoitos, e quanto às vitaminas, as Trakinas podem ser consideradas um alimento-fonte, pois em 100 g do produto são fornecidos, no mínimo 15% da quantidade diária recomendada das vitaminas A, D, e complexo B (B1, B2, B3 e B12).

Sobre o sódio,  a ingestão de  100 g do produto, fornecerá 96%  da  quantidade  recomendada para sódio.

Com isso a Trakinas apesar de ser uma fonte de fibras alimentares e de vitaminas, possui altas  quantidades  de  calorias,  açúcares,  gorduras saturadas e sódio.

Independente de qualquer coisa, eu duvido que haja algum leitor deste texto que nunca tenha, ao menos provado uma Trakina.

Top