Truques para Seu Filho Comer Melhor

Nem sempre os truques das mamães dão certo, conheça truques que vão ajudar na educação alimentar do seu filho […]

Mamães de plantão: a hora da refeição do filhote é uma dificuldade para você? Conheça os truques para seu filho comer melhor.

Não é regra, mas grande parte das crianças passa pela fase de negar comida, às vezes porque está sem fome mesmo, outras vezes quer simplesmente chamar atenção. Como os pais sabem da importância da boa alimentação para saúde dos filhos, eles ficam logo preocupados. A procura pelo pediatra deve ser feita se a criança tem o hábito constante de não querer se alimentar, caso isso seja esporádico, vale a pena tentar alguns truques, mas tente nunca ceder e entregar o iogurte no lugar da refeição ideal para os pequenos.

O que não fazer na hora da refeição

Ameaças

“Se não comer não vai brincar”, qual mãe nunca apelou para a ameaça na tentativa de fazer o filho comer bem nas refeições? O problema é que amedrontar a criança não fará ela sentir vontade de comer, o ideal é estimular nela o desejo pelo apetite.

Aviãozinho ou televisão

Hora da refeição é sagrada e a criança precisa entender que tudo ao redor para e ela deve se concentrar no sabor dos alimentos. Brincar de aviãozinho com a comida pode ser eficaz nas primeiras vezes, mas logo se torna algo banal e a mãe não conseguirá mais o seu objetivo. Ver televisão enquanto está comendo é uma forma de distrair a criança fazendo ela comer tudo sem perceber, porém esse hábito levado para vida adulta pode gerar obesidade e não estimula a educação alimentar.

Dar presentes

Oferecer presentes em troca do prato de comida vazio não é uma forma saudável de educar seu filho, ele pode exigir um mimo a cada refeição e pode chantagear os pais.

Leia Também:  Ragazzo Delivery

Truques para seu filho comer melhor

Comida atraente

A comida dos pequenos deve ser bem bonita e colorida para atraí-los. Eles são movidos pelos olhos e se gostarem do que estão vendo,  a chance de que queiram experimentar é maior. A regra vale para as lancheiras que eles levam para a escola também. Prepare lanches saudáveis, mas que tenham boa aparência. Confira seis modelos de lancheiras infantis abaixo.

Criança come menos que adulto

Lembre-se que a criança é menor que o adulto, assim ela vai comer menos mesmo. Há mães que sempre acham que a criança podia comer mais, no entanto é preciso respeitar o limite delas e não força-las a fim de não gerar uma experiência negativa nas refeições. Também há dias em que seu filho vai comer menos, não há problema, no dia seguinte você compensa os nutrientes.

Sujou? Não tem problema!

Não se estresse com a sujeira deixada pelas crianças. Na fase dos primeiros anos, é normal que ela sinta o sabor e a textura dos alimentos, fazendo uma sujeira enorme. Tenha paciência, isso faz parte da aprendizagem dele.

Ofereça alimentos pequenos

As crianças podem sentir que têm alimentos feitos exclusivos para elas quando a oferta de alimentos menores lhes é dada. Você pode usar alimentos em miniatura ou mesmo aqueles que já são pequenos, como ovinhos de codorna.

Cozinhe com as crianças por perto

Incluir a criança no processo de preparação das refeições pode fazer com que ao sentar à mesa ela tenha prazer em se alimentar. Se for possível, deixe a criança colocar a mão na massa literalmente.

Primeiro o pior

Assim que oferecida a refeição, dê a criança aquele alimento que ela não gosta muito, como verduras e legumes. Como ela estará com fome, a tendência de que coma é maior. Depois você oferece alimentos da preferência dos pequenos.

Leia Também:  Entenda a importância da massagem para bebês

Alimentos saudáveis por perto

O biscoito recheado está ao alcance delas, mas as frutas não? Está errado! A criança precisa ter acesso aos alimentos saudáveis, sempre os visualizando na cozinha.

 

Top