O implante capilar tem se mostrado a solução mais viável para as pessoas que sofrem com a calvície, suprindo as falhas existentes no couro cabeludo. Novas técnicas estão sendo desenvolvidas na área com a proposta de melhorar a eficiência do tratamento.
Implante Capilar (Foto: Vinci Hair Clinic / Divulgação)
Implante Capilar
A queda de cabelo é uma realidade tanto para homens como para mulheres, costuma ser causada por fatores genéticos ou agressões externas que danificam a estrutura capilar e muitas vezes a solução fica por do implante capilar. A calvície feminina afeta 20% das mulheres em todo o mundo e pode assumir um estágio mais intenso quando não tratada a tempo. Fatores como uma alimentação adequada podem colaborar com o fortalecimento dos fios.
Leia mais informações sobre: Implante capilar como funciona, preços e onde fazer
Homens e mulheres podem optar pela técnica (Foto: Divulgação)
Queda de Cabelo
A queda de cabelo é mais comum entre os homens devido ao fator hormonal, além disso, outro fator que pode acarretar a calvície é o fator genético, no caso de pessoas próximas como pais e avôs. Quando o calvície começa a aparecer mais cedo é sinal de a parte calva será maior. Além de fatores hormonais que afetam diretamente as pessoas, a alimentação inadequada e maus hábitos como falta de exercício podem acelerar o processo, tomando cuidados com o corpo e tratamentos preventivos como o uso de shampoos e remédios indicados por profissionais dermatologistas, esse efeito poderá ser retardado.
Técnica tem que ser feita por um especialista (Foto: Vinci Hair Clinic / Divulgação)
Quando fazer implante capilar?
O implante é muito procurado por quem sofre desse mal, visto que o cabelo é um dos principais fatores de vaidade nas pessoas. O implante pode ser encontrado facilmente em clínicas pelo Brasil porém, aquele que quiser submeter a esse procedimento deverá tomar alguns cuidados antes e depois do procedimento.
Antes de iniciar o tratamento, é indicado entrar consultar um especialista na área e fazer o planejamento do implante. A técnica usada pode ser feita através de laser ou cirurgia, isso dependerá da gravidade da calvície. Para o processo ser concluído, pode se levar algumas sessões.
Diversos famosos também já passaram pelo procedimento do implante capilar (Foto: Divulgação)
Como funciona o Implante?
Muitas pessoas confundem implante com transplante de cabelo. O Transplante nada mais é que a inserção de cabelo artificial na região afetada, porém, o implante utiliza-se de cabelos do paciente. O cabelo é retirada de uma região não afetada, como é o caso da parte lateral ou atrás da cabeça próximo à nuca, e esse cabelo é implantado na região afetada. O transplante corre-se o risco de o corpo não aceitar esse material artificial, no Brasil apenas o implante é realizado.
Tratamento precisa ser feito por um especialista (Foto: Divulgação)
Como é feito?
Preparo: Antes do procedimento, como já mencionamos, o paciente deve passar por avaliação com cirurgião plástico ou dermatologista de sua confiança. O médico vai solicitar exames pré-operatórios, como hemograma completo, para checar a saúde geral.
Dependendo da técnica do profissional, pode ser preciso raspar os fios com máquina de cabelo.
Saiba também que o médico usa anestesia local e sedação leve, mas o paciente fica acordado durante todo o procedimento.
Antes e depois do Implante Capilar (Foto: Divulgação)
Duração: O tempo do procedimento de implante capilar depende do número de folículos que o paciente necessita. Mas leva, em média, de 6 a 8 horas.
Recuperação: Depois que é feita a operação, o paciente já é liberado para casa e retorna ao consultório ou clínica para a lavagem da cabeça. Então, estará liberado para atividades do dia a dia com algumas exceções, como exercícios físicos e se expor ao sol.
Vale destacar que os fios transplantados devem cair por volta do 15º dia. Além disso, procedimentos químicos, como escova progressiva, são contraindicados.
Quanto custa o implante capilar?
Como em todos os procedimentos cirúrgicos, o valor do implante varia de acordo com a clínica escolhida. Clínicas de renome e que oferecem uma estrutura mais qualificada costumam ter um valor mais alto. O preço médio dos implantes capilar varia em torno de R$4 mil podendo chegar a R$15 mil reais.
Resultado do implante capilar é visível (Foto: Vinci Hair Clinic / Divulgação)
Leia mais informações sobre: Preços de Implante de Cabelo
Mitos e verdades sobre o implante capilar
Acredita que apesar de ser um técnica comum hoje em dia, muita gente tem dúvidas e acaba conhecendo diversos mitos e verdade sobre o implante capilar? Separamos alguns mais conhecidos, tanto a verdade quanto a mentira. Então, confira antes de fazer este procedimento.
Antes e depois do implante capilar (Foto: Vinci Hair Clinic / Divulgação)
O implante capilar é melhor se feito na juventude? O implante em si não muda, o que é verdade é que o couro jovem pode melhor se adaptar e o procedimento pode dar mais certo do que o esperado. Mas, isso é comum, e funciona também quando falamos em implante dentário, por exemplo.
Posso desfazer a cirurgia? Depois de feito o procedimento, ainda que seja mais pequeno como um formato de teste, saiba que não é possível retirar ou cancelar o implante de cabelo. Portanto, se você ainda não sabe se quer ou não fazer, procure um especialista e com ele tire todas suas dúvidas. Lembre-se ainda que você não pode e nem deve deixar seguir as instruções passadas pelo especialista antes e depois do procedimento. Normalmente, o implante demora até um ano para crescer e até lá alguns cuidados são importantes para o sucesso do implante capilar.
Mitos e verdades sobre o implante capilar (Foto: Vinci Hair Clinic / Divulgação)
Fios podem cair depois do Implante Capilar?
Quando bem indicado, o implante capilar apresenta um ótimo resultado.
No couro cabeludo, os cabelos da parte superior da cabeça possuem receptores de hormônio masculino, já os da lateral e da nuca não possuem esse tipo de receptor.
Por isso, a calvície ocorre devido uma alteração genética nesses receptores, mas como são utilizados como área doadora os folículos da região do lado da cabeça e da nuca, os fios transplantados não irão mais cair.
Contraindicações
Entenda que existem alguns tipos de queda de cabelo que não podem ser tratados com implante capilar porque não surtem resultados.
É o caso da alopecia areata, doença em que o próprio organismo destrói os fios. Há ainda outro grupo de doenças em que há a queda de cabelo devido a reações inflamatórias, como as alopecias cicatriciais.
Onde fazer o Implante Capilar?
Técnica de Implante Capilar
Procure fazer a cirurgia em clínicas especializadas e com estrutura adequada para o procedimento cirúrgico ou em ambiente hospitalar. Uma boa opção é a Clincia Dr. Thiago Bianco – Transplante capilar, localizada em Alphaville em São Paulo.
Quer mais informações sobre implante e outras técnicas para tratar e esconder a calvície? Então confira nossas dicas e artigos na editoria de Beleza e fique por dentro das novidades do setor. Fique bem informada (o) aqui no Mundo das Tribos!!!