Baixa resistência física: saiba mais

A baixa resistência física é um problema bastante frequente entre a população idosa, e pode comprometer a qualidade de vida e autonomia de muitos…

A baixa resistência física é um problema bastante frequente entre a população idosa, e pode comprometer a qualidade de vida e autonomia de muitos indivíduos. É comum se sentir exausto logo após a realização de atividades físicas, pois nesses momentos em que exigimos mais de nosso corpo, estamos colocando à prova nossa resistência, que nada mais é do que a capacidade de suportar determinado esforço por tempo mais prolongado.

Os exercícios aeróbicos ajudam a aumentar a resistência física. (Foto: divulgação)

Apesar de ser especialmente importante para atletas como os maratonistas, as pessoas comuns realizam atividades cotidianas que podem exigir grande esforço. Por isso, ter boa resistência previne um imenso desgaste físico. Saiba mais sobre a baixa resistência física e como aumentá-la,

Como aumentar a resistência

Existem vários fatores que influenciam a resistência física de cada indivíduo, e aumenta-la não é um trabalho tão difícil quanto pode parecer. A maneira mais eficiente de melhorar a disposição e realizar as tarefas que exigem mais do corpo com maior facilidade, sem se cansar tanto, é adotando hábitos de vida saudáveis.

Além do controle de peso, da pressão arterial e da hiperglicemia, a prática de exercícios aeróbicos recebe lugar de destaque entre as atividades específicas para esse objetivo. A recomendação é praticar exercícios como caminhar, pular corda e pedalar, por, no mínimo, duas vezes semanais. Mantendo essa rotina, é possível sentir melhora expressiva, dentro de alguns meses.

A corrida pode ajudar a aumentar a resistência física. Confira.

O ideal é equilibrar resistência física e força muscular. (Foto: divulgação)

Força muscular X resistência física

Enquanto a resistência é responsável por nos fazer suportar toda energia exigida durante as tarefas do dia a dia, a força muscular é uma qualidade física importante, especialmente entre a população mais idosa, pois proporciona a chance de melhor desempenhar certas atividades, como carregar determinados objetos.

Continuar Lendo  Motivos para não abandonar o estágio

O mais indicado é procurar estabelecer uma relação harmônica entre força e resistência, de modo a desenvolver as duas características concomitantemente, para facilitar a realização dos mais variados tipos de tarefas. Vale a pena ressaltar que o exercício que garante força muscular é realizado de forma contrária à resistência, e com uso de cargas, como é o caso da musculação.

Fique por dentro dos benefícios da musculação.

Bons hábitos de vida são fundamentais. (Foto: divulgação)

A resistência física é uma característica importantíssima para profissionais como os atletas, mas que também é capaz de influenciar a qualidade de vida de vários indivíduos, especialmente os de faixa etária mais avançada.

Top