Ideias e dicas para decorar escadas

As escadas são consideradas estruturas funcionais dentro da residência, com o objetivo de ligar o piso inferior ao superior. Elas também contribuem com a…

O espaço embaixo da escada pode ser aproveitado de forma criativa.

As escadas são consideradas estruturas funcionais dentro da residência, com o objetivo de ligar o piso inferior ao superior. Elas também contribuem com a decoração da casa, deixando os ambientes residenciais mais sofisticados e charmosos.

O espaço ocupado pela escada nem sempre é aproveitado como deve, o que acaba comprometendo o design de interiores. Assim, várias ideias podem ser colocadas em prática para transformar a escada em um elemento decorativo ou até mesmo encontrar uma finalidade para as áreas vazias.

Os moradores costumam ficar em dúvida na hora de escolher a escada mais adequada, afinal, são muitos modelos comercializados no mercado. Para definir o item certo, vale à pena considerar alguns fatores: estilo da decoração, material, a quantidade de patamares e degraus. Outro aspecto essencial para construir uma escada é tirar as medidas, caso contrário é mais fácil cometer erros na escolha do produto.

Embaixo da escada

Uma das formas mais interessantes de incorporar a escada na decoração é aproveitando o seu espaço embaixo. A área normalmente fica vazia, o que acaba resultando em prejuízos no visual de uma residência pequena. No entanto, através de um projeto bem elaborado e criativo, torna-se possível deixar o ambiente mais bonito e até transformar a escada na protagonista.

Funcionalidade

Com uma estante de livros e escrivaninha, a área embaixo da casa se transformou num canto de estudos.

Numa casa com espaço limitado, é importante que a região embaixo da escada assuma uma finalidade. A área livre pode ser usada para armazenar coisas, ou seja, servir de lugar para colocar um armário, uma escrivaninha, uma estante de livros e outros nichos que favorecem a organização da casa. Nem sempre o móvel pronto vai conseguir aproveitar bem o espaço, então acaba sendo necessário adotar um item sob medida.

Leia Também:  Mãos ressecadas: dicas para hidratar

Beleza
Apesar de tantas possibilidades de criação, o espacinho embaixo da escada pode manter um visual minimalista. Neste caso, a própria estrutura pode se transformar no objeto principal da decoração, basta caprichar na escolha do acabamento. Caso a intenção seja favorecer a claridade nos ambientes internos, aposte no uso de blocos de vidro ou tábuas de madeira.

Outra solução para decorar embaixo da escada está na montagem de um jardim de inverno, com vasos de plantas resistentes e adeptas a ambientes fechados. Os moradores que estão interessados em investir num projeto paisagístico moderno podem optar pelo jardim vertical.

Jardim de inverno situado embaixo da escada.

É muito importante tomar cuidado para naco colocar itens que desvalorizam a escada, como é o caso do lavabo, mesa de jantar ou sofá que integra o conjunto da área social.

Conforto
Experimente transformar a área embaixo da escada numa região da casa para descansar e se sentir confortável. Neste caso, recomenda-se o uso de puffs ou poltronas decorativas.

Aproveite as dicas e explore melhor a escada da sua residência.

Top