Hiperglicemia Causas Sintomas E Tratamentos

Saiba mais sobre Hiperglicemia causas, sintomas e tratamentos. Essa condição, caracterizada pelo alto teor de glicose na corrente sanguínea, tem suas próprias manifestações clínicas…

Por Isabella Moretti em 06/01/2016

Saiba mais sobre Hiperglicemia causas, sintomas e tratamentos. Essa condição, caracterizada pelo alto teor de glicose na corrente sanguínea, tem suas próprias manifestações clínicas e pode desencadear problemas mais sérios de saúde quando não existe um controle.

Hiperglicemia Causas Sintomas E Tratamentos. (Foto Ilustrativa)

Hiperglicemia Causas Sintomas E Tratamentos. (Foto Ilustrativa)

Quando o sangue apresenta alta concentração de açúcar, é sinal de que a pessoa está sofrendo de hiperglicemia. Esse diagnóstico, associado ao diabetes, requer algumas adaptações no cardápio e na rotina para que as taxas de glicose fiquem controladas.

Leia mais: Remédio caseiro para baixar glicose

Hiperglicemia Causas Sintomas E Tratamentos

Confira a seguir tudo sobre Hiperglicemia Causas Sintomas e Tratamentos:

Causas de Hiperglicemia

O pâncreas produz um hormônio chamado de insulina. Essa substância facilita a absorção da glicose pelas células, que, por sua vez, transformam o açúcar em fonte de energia. Quando a insulina deixa de ser produzida ou o organismo desenvolve uma resistência a ela, a glicose se acumula no sangue e leva a um quadro de hiperglicemia.

O valor normal de concentração de glicose no sangue é de até 99 mg/dL, considerando o período de 8 horas de jejum para fazer a medição. Se a taxa estiver entre 100 e 125 mg/dL, significa que o indivíduo tem hiperglicemia, mas ele ainda não é considerado diabético.

O diabetes só é diagnosticado se a glicemia for igual ou superior a 126mg/Dl (medida em jejum). A taxa acima de 200 mg/dL, colhida em qualquer hora do dia, também pode ser considerada um forte sinal da doença crônica.

A pessoa com hiperglicemia costuma sentir mais fome. (Foto Ilustrativa)

A pessoa com hiperglicemia costuma sentir mais fome. (Foto Ilustrativa)

Existem outros fatores que podem desencadear o aumento da taxa de glicose, como ingestão excessiva de carboidratos, estresse e não fazer as refeições nos horários certos.

Saiba mais: Alimentos que ajudam a manter o controle da diabete

Sintomas de Hiperglicemia

A pessoa com hiperglicemia pode desenvolver sintomas típicos, como dor de cabeça, aumento da frequência urinária, boca seca, cansaço, enjoo, boca seca, sonolência, fome constante, cicatrização lenta e dificuldade de respirar. Esses sinais ajudam a diagnosticar o excesso de açúcar no sangue, mas não substituem o teste de glicose.

Tratamentos para Hiperglicemia

É recomendado fazer mudanças na alimentação. (Foto Ilustrativa)

É recomendado fazer mudanças na alimentação. (Foto Ilustrativa)

O tratamento mais adequado para hiperglicemia depende muito do nível de açúcar no sangue. Em geral, os médicos recomendam uma mudança na alimentação, prática de exercícios físicos e monitoramento frequente da glicose no sangue. Se essas medidas não forem suficientes, é necessário ingerir medicamentos e injetar insulina.

Veja também: Tratamento do diabetes tipo 2: novidades

Agora você já sabe tudo sobre a Hiperglicemia Causas Sintomas e Tratamentos. Para evitar esse problema e prevenir o diabetes, tenha o hábito de checar as taxas de glicose no sangue, evite o sedentarismo e melhore a dieta. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top