Hantavírus: o vírus fatal

Nas Américas, a hantavirose é tida como uma doença emergente e que se manifesta de várias formas, desde doença febril aguda até quadros pulmonares…

Nas Américas, a hantavirose é tida como uma doença emergente e que se manifesta de várias formas, desde doença febril aguda até quadros pulmonares e cardiovasculares. Nesse continente, a hantavirose se caracteriza pelo grande comprometimento pulmonar. Saiba mais sobre o vírus fatal hantavírus.

A hantavírus pode ser transmitido por roedores. (Foto: divulgação)

Hantavírus

A doença é causada por vírus  do gênero Hantavírus pertence a família Bunyaviridae. Os roedores silvestres são os principais reservatórios dessa doença. A infecção humana ocorre com frequência pela inalação de aerossóis formados com urina, fezes e saliva dos roedores infectados. Outras maneiras de transmissão para espécie humana foram descritas.

  • Percutânea, através de escoriações ou mordedura de roedores;
  • Transmissão de pessoa a pessoa, relatada, de maneira esporádica, na Argentina e Chile;
  • Contato do vírus com muco, através de mãos contaminadas com excreções de roedores.

Sintomas da hantavirose

O processo pulmonar por hantavírus começa com febre e dores musculares. Pode aparecer dor abdominal, diarreia e vômitos. Depois de 4 ou cinco dias, podem surgir tosse e dificuldades respiratórias. A infecção que atinge os pulmões é fatal na maioria dos casos.

Pode ocorrer também infecção renal ligeira ou grave. A função renal deteriora-se pelo acumulo de substâncias tóxicas no sangue e isso provoca náuseas, perda de apetite e fadiga. O volume de urina fica maior do que o normal e o doente só se recuperam após várias semanas.

A forma grave da infecção renal começa de forma semelhante, mas a temperatura aumenta no terceiro ou quarto dia. O primeiro sintoma é a vermelhidão do rosto, que proporciona aspecto de queimado pelo sol. Se for comprimida a pele, produz-se uma marca vermelha e persistente.

O hantavírus pode comprometer a saúde pulmonar. (Foto: divulgação)

Tratamento para Hantavírus

Em geral, são proporcionadas medidas de suporte. Se for tratada a tempo, o medicamento antiviral ribavirina pode ajudar muito. Nos casos de infecção pulmonar deve ser administrado oxigênio e a pressão arterial deve ser controlada para que o indivíduo se recupere. Em alguns casos renais, é possível que seja necessária uma diálise, processo que pode salvar a vida do doente.

A hantavírus pode comprometer a saúde respiratória e ser fatal. (Foto: divulgação)

A hantavirose pode colocar em risco a vida do indivíduo. Dentre os sintomas da hantavirose está o comprometimento pulmonar e renal. É necessário fazer um acompanhamento minucioso para que a vida do paciente seja preservada.

Continuar Lendo  Uso de Creatina e suplementos, restrições

Top