Hábitos que ressecam o cabelo

Ter cabelos bonitos e sedosos não é tarefa fácil. Disso todos sabem, principalmente quem tem fios mais compridos. As queixas costumam ser inúmeras. No…

Ter cabelos bonitos e sedosos não é tarefa fácil. Disso todos sabem, principalmente quem tem fios mais compridos. As queixas costumam ser inúmeras. No entanto, talvez o problema que mais incomoda seja o ressecamento dos cabelos. A desidratação das madeixas faz com que elas adquiram um aspecto muito ruim. Elas ficam parecendo descuidadas e maltratadas, sem brilho, sedosidade e maciez. Num grau mais elevado, os fios passam a se quebrar. É preciso saber que não somente as pessoas propensas ao ressecamento estão sujeitas a ele. Qualquer tipo de cabelo, se for vítima de maus costumes, pode se tornar extremamente seco, sem vida e quebradiço. Correr atrás do prejuízo pode ser custoso, em todos os sentidos. Portanto, o melhor é cuidar e se prevenir. Conheça alguns hábitos que ressecam o cabelo.

O hábito de lavar os cabelos, com água quente, resseca os fios (Foto: Divulgação)

Alimentação inadequada

São muitos os hábitos prejudiciais aos cabelos. No entanto, é de grande importância citar o tipo de alimento que a pessoa consome, pois nisso reside a chave para a saúde e, é claro, para a beleza. Uma alimentação inadequada e pobre em nutrientes provoca, num primeiro momento, o ressecamento dos fios. Aos poucos, estes podem se tornar fracos, quebradiços e, finalmente, podem começar a cair. Portanto, a primeira atitude de quem deseja ter saúde, como um todo, inclusive no couro cabeludo, é adotar uma dieta rica em macro e micro nutrientes. Para isso, é importante visitar um médico a aprender a se alimentar, corretamente.

Produtos e outros hábitos inadequados

As consequências de uma alimentação pobre em nutrientes manifestam-se, entre outras, pelo ressecamento dos cabelos (Foto: Divulgação)

Quem deseja evitar o ressecamento dos cabelos deve ter cuidado com o sol. Além disso, o sal marinho e o cloro também prejudicam a fibra capilar. Eles, literalmente, queimam os cabelos. Para se prevenir, é imprescindível usar protetor solar capilar e, também, evitar molhá-los, com água que contenha cloro ou sal.

Continuar Lendo  Kit Escova Definitiva X-Tenso L'Oreal Paris

Outro vilão da beleza capilar é a água quente. Durante os banhos, esta deve ser morna ou fria. Portanto, afaste-se do hábito de molhar os fios com água muito quente. Da mesma forma, chapinhas e secadores ressecam os cabelos. É preciso aplicar um produto termoativado. Ele protege os fios e evita a sua desidratação. Por outro lado, temperaturas muito baixas também podem ser prejudiciais aos cabelos. O ar condicionado libera um íon, capaz de desidratar os fios.

Expor os cabelos ao sol e ao cloro estão entre piores hábitos (Foto: Divulgação)

Para finalizar, é sempre bom lembrar que os shampoos e condicionadores, se não forem adequados ao tipo de cabelo, poderão ressecá-lo. O hábito de comprar qualquer shampoo, por exemplo, julgando que apenas o condicionador deve ser o ideal, prejudica os fios e uma das consequências é o seu ressecamento.

Saiba como tratar o prolema: Cabelos ressecados: como tratar

Conheça outras formas de evitar: Cabelos ressecados: como evitar, tratamentos

Top