Cabelos ressecados: como evitar, tratamentos

Para combater o ressecamento dos cabelos, a primeira dica é hidratar os fios sempre. Produtos que tenham formulações a partir de manteiga de karitê,…

Para combater o ressecamento dos cabelos, a primeira dica é hidratar os fios sempre. Produtos que tenham formulações a partir de manteiga de karitê, proteína hidrolisada, ceramidas, colágeno e óleo vegetal auxiliam a hidratar os cabelos mantendo a maciez e umidade. O óleo de argan também é um ótimo hidratante para os fios, principalmente para quem tem cabelos cacheados. Você pode comprar um shampoo e um condicionador com argan ou misturar o óleo à máscara com que você costuma hidratar o cabelo. O produto precisa agir por 20 minutos.

Evite lavar os cabelos em água muito quente (Foto: divulgação)

Usar um leave-in líquido – é um creme que deve ser usado após o shampoo e o condicionador – ajuda a evitar o ressecamento dos fios e recupera a oleosidade natural entre as lavagens. Para disfarçar os cabelos ressecados, você pode recorrer também a um creme iluminador sem enxágue.

O ideal é hidratar o cabelo com uma máscara hidratante a cada cinco dias. O produto deve ser passado mecha por mecha. Você pode fazer uma máscara caseira ou comprar cremes específicos para seu tipo de cabelo. Se tiver uma touca térmica, ela poderá ajudar na hidratação dos fios, mas use-a pelo tempo informado nas instruções dos produtos comprados.

A hidratação deve ser feita a cada cinco dias (Foto: divulgação)

Quem está com o cabelo ressecado e também tem química, é melhor não lançar mão com frequência do secador e da chapinha, para não prejudicar ainda mais os cabelos. Fazer uma hidratação por mês no salão também ajuda a manter os cabelos hidratados. Alguns tratamentos mais intensos auxiliam a recuperar os fios, como a cauterização que recupera os nutrientes perdidos pelo cabelo e repõe a queratina dos fios.

Uma dica que vale para todos os tipos de cabelo é evitar lavá-lo na água muito quente. Isso faz com que os fios fiquem ressecados e pode causar descamação no couro cabeludo. Prefira lavar o cabelo com água morna quando for retirar o shampoo e com água fria quando for remover o condicionador. A água fria lacra as escamas do fio, mas não pode ser muito gelada para não ocorrer justamente o contrário, deixar o cabelo oleoso demais.

O leave-in é uma arma contra o ressecamento (Foto: divulgação)

Top