Hábitos que interferem na digestão

Com a correria do dia a dia, é difícil adequar bons hábitos alimentares com a rotina. Segundo especialistas, um dos hábitos mais difíceis de…

Com a correria do dia a dia, é difícil adequar bons hábitos alimentares com a rotina. Segundo especialistas, um dos hábitos mais difíceis de serem respeitados é o de seguir os horários de refeições, sendo comumente substituídas por lanches rápidos e pouco nutritivos. Os maus hábitos alimentares podem afetar a digestão, causando problemas de saúde. Confira mais sobre o assunto.

Conheça algumas dicas para a má digestão.

Os fast foods são os principais responsáveis pelos problemas digestivos do indivíduo. (Foto: divulgação)

 

Os erros alimentares mais comuns

Alguns indivíduos possuem o costume de fazer jejuns prolongados, outros mastigam rápido demais. Com a modernidade, as pessoas costumam ingerir bebidas gaseificadas em grandes volumes durante as refeições, visto que isso facilita a deglutição dos alimentos, sem a necessidade de mastigar. No entanto, esses hábitos errados de alimentação podem ocasionar diversos problemas à vida dos indivíduos, em especial relacionados à digestão de alimentos.

Evitando o consumo de alimentos que causam intolerância

Existem alguns alimentos que dificultam a digestão, como a melancia, o melão e o pimentão. Eles podem ocasionar alguns problemas de saúde aos indivíduos. Nesses casos, a melhor forma é evitar o consumo desses alimentos e substitui-los por outros que não causem dificuldade de digestão. Além disso, diante de uma intolerância crônica e que traga algumas manifestações, é ideal buscar a orientação de um especialista para uma avaliação mais adequada e eficiente.

Ter uma alimentação saudável é essencial para prevenir os problemas digestivos. (Foto: divulgação)

Intolerância à lactose – um problema de digestão muito comum

O leite de vaca é o alimento que mais ocasiona manifestações relacionadas à digestão. Isso corre em algumas pessoas que apresentam deficiência progressiva de lactase ao longo da vida, enzima responsável pela digestão do açúcar do leite, a lactose. A manifestação do problema é diarreia, vômitos e problemas digestivos após a ingestão do leite.

Continuar Lendo  Usando Roupas para Festivais de Música

Aprenda a ter uma boa digestão

De acordo com especialistas, para ter uma boa digestão é ideal seguir alguns cuidados. Confira alguns deles:

  • Evitar grandes períodos em jejuns;
  • Evitar intervalos superiores acima de três horas;
  • Evitar refeições com grande excesso de alimentos;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Evitar o consumo de líquidos, concomitantes às refeições;
  • Evitar deitar após as refeições, principalmente, após o consumo de alimentos líquidos;
  • Evitar o uso de roupas e cintos apertados;
  • Evitar o consumo excessivo de café;
  • Evitar o consumo de comidas gordurosas e alimentos fritos.

    Beber líquido durante as refeições pode proporcionar diversos problemas digestivos. (Foto: divulgação)

Ter um hábito alimentar adequado é essencial para evitar alguns distúrbios de digestão. A melhor maneira é evitar o consumo de alimentos gordurosos, assim como evitar o jejum prolongado. Além disso, é essencial que o indivíduo fique atento às manifestações diante de intolerâncias alimentares que possam justificar os problemas digestivos.

Conheça os alimentos que atrapalham a digestão.

Top