Alimentos que atrapalham a digestão

A má alimentação leva a sinais e sintomas de desconforto estomacal. Alguns alimentos são responsáveis pelo mal estar gerado pela digestão dificultosa. A queimação,…

Alguns alimentos causam má digestão.

A má alimentação leva a sinais e sintomas de desconforto estomacal. Alguns alimentos são responsáveis pelo mal estar gerado pela digestão dificultosa. A queimação, ânsia de vômito e mal-estar são comuns, principalmente em indivíduos que possuem gastrite. Conheça os alimentos que podem atrapalhar a digestão. Ao evitá-los você poderá notar uma enorme melhora nos sintomas.

Alimentos que atrapalham o processo digestivo

1. Frituras

Comidas fritas e gordurosas sobrecarregam o estômago, resultando em azia e refluxo ácido. Alimentos ricos em gordura também podem causar um fenômeno chamado esteatorreia, que é o excesso de gordura nas fezes. Pessoas com a síndrome do intestino irritável devem ficar longe destas opções, incluindo manteiga e cremes.

Ao evitar a ingestão de produtos gordurosos, você facilita o trânsito do alimento para o intestino. A bile, substância necessária para digerir a gordura, não precisará ser produzida em excesso, ajudando a evitar dores na região onde se encontra a vesícula biliar.

2. Pimenta

O problema da pimenta é que ela pode diminuir a pressão do músculo na parte inferior do esôfago, permitindo que o ácido volte para o canal, o que chamamos de refluxo gastroesofágico. Como resultado ocorre sintomas como azia e dor do tipo queimação no centro do tórax.

3. Álcool 

O álcool relaxa o corpo, mas também relaxa o esfíncter esofágico, o que pode causar azia e refluxo. O ato de beber também pode inflamar o revestimento do estômago (gastrite), prejudicando algumas enzimas e impedindo que nutrientes sejam absorvidos de maneira correta.

Bebidas alcoólicas podem causar gastrite.

4. Milho

O milho é rico em fibras, mas também contém celulose, um tipo de fibra que o organismo humano não consegue quebrar facilmente, por isso é considerado indigesto. Evitar o consumo de uma grande quantidade de milho é importante para que a digestão ocorra da forma correta, não causando mal-estar.

Leia Também:  Tendências de batons para o inverno 2015

5. Leite e derivados

O cálcio é importante na dieta diária e é fácil suprir as doses recomendadas por meio de derivados como queijo e iogurte. Porém, para quem tem intolerância à lactose, esse alimento causa sérios sintomas de desconforto como diarreia, gases, inchaço abdominal e cólicas.

6. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como amoras e framboesas fazem bem à saúde, mas algumas delas podem representar um problema para pessoas que têm diverticulite, inflamação geralmente encontrada no intestino grosso. Por isso, se você sente mal estar após ingerir essas frutas, evite o consumo delas.

Atitudes que melhoram a digestão

Alguns hábitos muito simples durante e após as refeições são vitais para que o organismo faça a digestão sem dificuldades.

  • Mastigue várias vezes os alimentos, nçao tenha pressa;
  • Alimentar-se em um ambiente tranquilo;
  • Evite consumir líquidos durante as refeições;
  • Não deite-se após se alimentar;
  • Não pratique atividades físicas logo após ingerir alimentos.

Procure se alimentar em um ambiente tranquilo, com a família.

Hábitos errados, aliados a uma má alimentação podem dificultar todo processo natural de digestão, causando diversos sintomas de desconforto. Evite os alimentos e as atitudes erradas, para que seu organismo consiga efetuar uma digestão de maneira eficiente. Porém, se todas as tentativas forem em vão, procure um médico, para que ele investigue o que está ocorrendo com seu estômago.

Top