Graduação Sanduíche Ciência Sem Fronteiras 2014: inscrições abertas

O programa Ciência Sem Fronteiras está com inscrições abertas para graduação-sanduíche no exterior. A iniciativa envolve 20 países e tem como objetivo melhorar a competitividade nas áreas de ciência e tecnologia.

O Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas. (Foto:Divulgação)

O “Ciências Sem Fronteiras” foi criado em 2011. Até 2014, ele espera conceder 101 mil bolsas de estudo no exterior.

Vagas para graduação-sanduíche Ciência Sem Fronteiras

A graduação-sanduíche é uma modalidade de curso superior em que o universitário realiza um período da faculdade no exterior. Através do intercâmbio, é possível ampliar a bagagem cultural, adquirir experiência internacional e aprimorar outro idioma.

A nova edição do programa “Ciência sem Fronteiras” está trabalhando em parceria com os seguintes países: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão e Áustria.

Para participar do processo seletivo e concorrer a uma bolsa, o universitário precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Também é necessário ter conquistado nota 600 ou superior para disputar uma bolsa de estudo no exterior.

Os bolsistas passam um período da faculdade no exterior. (Foto:Divulgação)

O processo seletivo do “Ciência sem Fronteiras” inclui teste de proficiência do idioma aceito na instituição de destino. O universitário que deseja se tornar bolsista também precisa ter cumprido no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária do curso.

A bolsa de graduação-sanduíche tem duração de até 12 meses. Neste período, o aluno terá que realizar os estudos em tempo integral. O programa “Ciência sem Fronteiras” concederá passagens aéreas, auxílio-instalação, seguro saúde e auxílio para o material didático (que permite a compra de um computador portátil).

Para disputar uma bolsa do “Ciência sem Fronteiras”, o universitário precisa estar matriculado em uma das áreas contempladas. São elas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

Inscrições graduação-sanduíche Ciências Sem Fronteiras

Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de novembro. (Foto:Divulgação)

As inscrições para as bolsas de graduação-sanduíche podem ser realizadas até o dia 29 de novembro pelo site oficial do programa Ciência sem Fronteiras. Para se inscrever, ele deve acessar o link “chamadas abertas” e escolher o país do seu interesse. Em casos de dúvidas, vale a pena acionar a central de atendimento pelo número 0800 616161.

Reply