Saiba como higienizar corretamente os alimentos

Tomar o devido cuidado tanto na preparação como também no manuseio dos alimentos é de fundamental importância quando o assunto é manutenção da saúde.…

Lavar bem os alimentos

Tomar o devido cuidado tanto na preparação como também no manuseio dos alimentos é de fundamental importância quando o assunto é manutenção da saúde.

Os agentes indesejáveis, principalmente as bactérias, podem se multiplicar de forma rápida em determinadas situações. Guardar os alimentos na geladeira ou freezer ou então cozinhar os alimentos no tempo certo são medidas simples, mas que podem tornar o ambiente desfavorável para a proliferação desses microrganismos, prevenindo o aparecimento de doenças.

Para manter as frutas, verduras e legumes sempre limpos é preciso lavá-los bem, para isso existem três opções:

  • Solução de Vinagre: Coloque duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água e deixe os alimentos mergulhados por trinta minutos. O vinagre não mata as larvas vivas, mas ajuda a soltá-las das folhas, por isso é preciso uma segunda lavagem, em água corrente, para garantir nenhum visitante indesejado na refeição;
  • Solução de Água Sanitária: O maior incômodo dessa lavagem é o cheiro que pode ficar nos alimentos, mas isso é facilmente resolvido colocando-os numa solução de vinagre por alguns minutos apenas. É uma opção eficiente, capaz de eliminar larvas e bactérias. A receita é a seguinte: coloque uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, e deixe de molho por quinze minutos, em seguida enxague em água corrente.
  • Solução de Hidrosteril: Esse produto pode ser encontrado em feiras livres, supermercados e até farmácias. É um preparado de hipoclorito de sódio e permanganato de potássio, potente na eliminação de larvas e bactérias. Normalmente o produto indica sua dosagem na própria embalagem, o que pode variar dependendo da marca e da concentração da solução, mas que, em geral, é de cerca de duas gotas do produto para cada meio litro de água, necessitando de 15 minutos para que tenha ação; em seguida é necessário lavar os alimentos em água corrente.

A seguir daremos mais dicas que podem ser muito úteis para preservar a saúde de toda família:

  • Antes de manusear os alimentos ou de fazer as refeições, lave bem as mãos, com água e sabão. Quando se fala em “lavar as mãos”, o correto seria lavar até a região próxima ao cotovelo, ou seja, todo o antebraço.
  • Evite alimentos que, como a maionese caseira e gemada, levam ovo cru em sua composição. O ovo cru não deveria ser consumido. Tenha atenção redobrada com os ovos de casca rachada, que podem representar um perigo ainda maior.
  • Ao fazer compras, deixe por últimos os alimentos perecíveis que precisam de refrigeração, como queijos, iogurtes e peixes.
  • Confira a data de validade dos produtos e não consuma nada com o prazo expirado.
  • Evite manusear alimentos crus e cozidos ao mesmo tempo, procure lavar as mãos quando for alternar entre esses produtos.
  • Não use produtos com lata enferrujada, estufada, com vazamento, aberta ou amassada.
  • Mantenha o lixo da cozinha sempre fechado.

Lavar as mãos

Top