Como usar o Google Meu Negócio e colocar a sua empresa nos resultados de busca

Wagner Santos 29/07/2021 Marketing

Como usar o Google Meu Negócio? Atualmente, o Google Meu Negócio, é fundamental, principalmente para as empresas locais.

Quando falamos sobre resultados exponenciais, essa ferramenta é tão importante para a sua empresa quanto o SEO é para o sucesso de um Blog na internet.

Pensando nisso, nesse breve conteúdo, você vai entender um pouco de tudo sobre como usar o Google Meu Negócio e começar a se destacar dos seus concorrentes começando por agora. Vamos lá!

Por que usar o Google Meu Negócio para a sua empresa?

Atualmente, o Google é a plataforma com o maior número de acessos diários, sendo o maior site de procurados do mundo. Pelo fato do Google sempre querer entregar o que o seu público deseja, o Google Meu Negócio é como se fosse um filtro.

Como assim? As empresas que fazem parte dessa ferramenta acabam tendo muito mais chances de terem o seu produto e/ou o serviço vistos. Consequentemente, quando algo é visto, ele pode ser lembrado, ou melhor, comprado.

Quando falamos sobre como usar o Google Meu Negócio, existem 3 vantagens muito claras para a sua empresa, são elas:

  • Interação com o Clientes e Potenciais Clientes;
  • Ampliar sua Presença nas Redes;
  • Destacar sua Empresa no Google.

Principalmente para empresas locais, como é o caso de restaurantes, por exemplo, o Google Meu Negócio vai fazer com que a sua empresa apareça antes das dos seus concorrentes. Até porque, além das vantagens básicas acima, essa ferramenta também possibilita que você crie uma estrutura de alavancagem para o seu comércio.

Passo a Passo de Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

Agora que você já sabe o motivo da sua empresa estar dentro do Google Meu Negócio e melhorar o SEO local, é importante que você consiga cadastrar a mesma dentro da plataforma e ter acesso a todos os benefícios mencionados anteriormente.

Neste momento, para facilitar a sua vida, preparamos um passo a passo simples, porém completo para você cadastrar a sua empresa agora mesmo:

  • Passo 1: Acesse o site oficial do Google Meu Negócio, clicando aqui;
  • Passo 2: Ao acessar o site, clique em “Gerenciar Agora”. Neste momento, você vai começar a preencher algumas informações sobre a sua empresa. Caso a mesma ainda não esteja cadastrada no Google, clique em “Inclua sua empresa no Google;
  • Passo 3: Assim que você preencher todas as informações solicitadas pelo Google, basta aceitar todos os termos e clicar em “Continuar”;
  • Passo 4: Para finalizar, basta informar o seu telefone. Dessa forma, o Google irá mandar um SMS para você com o código de verificação. Pronto! Agora você vai ser direcionado para a sua conta no Google +

Como criar um site no Google Meu Negócio?

google meu negocio

Não tem como fugir! Dentro do mercado hoje em dia, a competição para ter um espaço está como nunca antes vista. Porém, embora a concorrência seja enorme em qualquer área de atuação. Tem uma notícia boa para você que está lendo esse artigo!

Atualmente, todo mundo está buscando o seu espaço, mas poucas pessoas realmente vão atrás para conseguir o mesmo. Logo, se você está lendo esse conteúdo, pode ter certeza que já vai estar à frente de grande parte dos seus concorrentes.

Para auxiliar ainda mais na sua Vantagem Competitiva, uma função muito importante, mas que poucas pessoas conhecem do Google Meu Negócio é a página de Website da plataforma.

Exatamente! A ferramenta possibilita que você crie um site do zero, basta estar registrado no “Meu Negócio”, o que você provavelmente já fez no tópico anterior.

Passo a passo para criar um site no Google Meu Negócio:

Passo 1: Em primeiro lugar, acesse a página “Meu Negócio” da sua empresa. Nesse momento, clique em “Website” no menu lateral;

Passo 2: Pronto? Caso a sua plataforma esteja em inglês, selecione a opção “Get Started” ou “Iniciar” em português;

Passo 3: Assim que você clicar no botão, o Google automaticamente vai reunir todas as informações disponíveis da sua empresa na plataforma deles e juntar para criar o seu site automaticamente;

Passo 4: Assim que concluir este passo, você receberá uma mensagem de boas-vindas. Nessa etapa, seu site ainda não está pronto, é preciso fazer algumas configurações, como:

  1. Temas: Existem 10 opções de temas disponíveis gratuitamente para você;
  2. Editar: Edição de Títulos, descrições, entre outras;
  3. Fotos: Adicione fotos e Vídeos dentro da sua galeria de imagens;
  4. Configurações: Idioma do site e o mais importante, sua URL do site.

Passo 5: Assim que escolher o nome que vai aparecer na sua URL, finalize clicando em “Publicar”

Importante: No momento de inserir a sua URL, é possível selecionar uma caixa. Ao deixar marcada, você vai estar informando que deseja que a sua página do Google Meu Negócio seja a principal quando um usuário pesquisar algo relacionado a sua empresa/marca no Google ou no Maps.  

Editar e Gerenciar meu Local no Google Meu Negócio

Não pule este tópico! Ao concluir todo o processo de cadastro da sua empresa na plataforma do Google Meu Negócio, é fundamental que você faça uma segunda verificação.

Neste momento, o que o Google quer é verificar se o seu endereço está correto e para isso, eles enviam uma carta para o endereço indicado no cadastro. Nesta carta, você receberá um Código e um Link de acesso para a confirmação.

Lembre-se, só é possível configurar ou gerenciar a sua localização na plataforma após essa verificação ser concluída. Posteriormente, quanto tudo estiver feito, basta clicar no endereço https://www.google.com/business e clicar em “Gerenciar Local”.

Pronto? Em resumo, essa etapa é indispensável para quem possui um comércio ou mesmo uma sede da empresa, seja um escritório, fábrica, etc. Ao abrir a página, você vai poder configurar os seguintes dados:

  • Website;
  • Horário de Funcionamento;
  • Telefones;
  • Avaliação da sua Empresa;
  • Adicionar fotos e vídeos.

Conclusão

Em conclusão, provavelmente você já ouviu a frase “se a sua empresa não está na internet, ela não existe”. Embora não seja 100% verdade, a tendência é que em poucos anos, as empresas que não apresentarem uma presença digital, vão acabar sumindo do mercado.

Pensando nisso, independente do segmento da sua empresa, entender como usar o Google Meu Negócio e desde já colocar sua empresa nas redes, é um grande diferencial.

Outros artigos

Kit de Ferramentas Bosch, Preços

12/11/2010

Kit de Ferramentas Bosch, Preços

Sabemos que a Bosch é uma das principais empresas em que fabricam diversos tipos de ferramentas, especialmente para quem trabalha com construção. Aqui vamos dar ...

Caixa Econômica FGTS 2012

26/06/2012

Caixa Econômica FGTS 2012

[caption id="attachment_474216" align="alignnone" width="467" caption="O FGTS é um benefício voltado para o trabalhador demitido sem justa causa."][/caption] O FG...