segunda-feira, 28 de novembro de 2022 - 28/11/2022 22:48:23
MundodasTribos

Como usar o Google Meu Negócio? Atualmente, o Google Meu Negócio, é fundamental, principalmente para as empresas locais.

Quando falamos sobre resultados exponenciais, essa ferramenta é tão importante para a sua empresa quanto o SEO é para o sucesso de um Blog na internet.

Pensando nisso, nesse breve conteúdo, você vai entender um pouco de tudo sobre como usar o Google Meu Negócio e começar a se destacar dos seus concorrentes começando por agora. Vamos lá!

O que este artigo aborda:

Por que usar o Google Meu Negócio para a sua empresa?

Atualmente, o Google é a plataforma com o maior número de acessos diários, sendo o maior site de procurados do mundo. Pelo fato do Google sempre querer entregar o que o seu público deseja, o Google Meu Negócio é como se fosse um filtro.

Como assim? As empresas que fazem parte dessa ferramenta acabam tendo muito mais chances de terem o seu produto e/ou o serviço vistos. Consequentemente, quando algo é visto, ele pode ser lembrado, ou melhor, comprado.

Quando falamos sobre como usar o Google Meu Negócio, existem 3 vantagens muito claras para a sua empresa, são elas:

  • Interação com o Clientes e Potenciais Clientes;
  • Ampliar sua Presença nas Redes;
  • Destacar sua Empresa no Google.

Principalmente para empresas locais, como é o caso de restaurantes, por exemplo, o Google Meu Negócio vai fazer com que a sua empresa apareça antes das dos seus concorrentes. Até porque, além das vantagens básicas acima, essa ferramenta também possibilita que você crie uma estrutura de alavancagem para o seu comércio.

Passo a Passo de Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

Agora que você já sabe o motivo da sua empresa estar dentro do Google Meu Negócio e melhorar o SEO local, é importante que você consiga cadastrar a mesma dentro da plataforma e ter acesso a todos os benefícios mencionados anteriormente.

Neste momento, para facilitar a sua vida, preparamos um passo a passo simples, porém completo para você cadastrar a sua empresa agora mesmo:

  • Passo 1: Acesse o site oficial do Google Meu Negócio, clicando aqui;
  • Passo 2: Ao acessar o site, clique em “Gerenciar Agora”. Neste momento, você vai começar a preencher algumas informações sobre a sua empresa. Caso a mesma ainda não esteja cadastrada no Google, clique em “Inclua sua empresa no Google;
  • Passo 3: Assim que você preencher todas as informações solicitadas pelo Google, basta aceitar todos os termos e clicar em “Continuar”;
  • Passo 4: Para finalizar, basta informar o seu telefone. Dessa forma, o Google irá mandar um SMS para você com o código de verificação. Pronto! Agora você vai ser direcionado para a sua conta no Google +

Como criar um site no Google Meu Negócio?

google meu negocio

Não tem como fugir! Dentro do mercado hoje em dia, a competição para ter um espaço está como nunca antes vista. Porém, embora a concorrência seja enorme em qualquer área de atuação. Tem uma notícia boa para você que está lendo esse artigo!

Atualmente, todo mundo está buscando o seu espaço, mas poucas pessoas realmente vão atrás para conseguir o mesmo. Logo, se você está lendo esse conteúdo, pode ter certeza que já vai estar à frente de grande parte dos seus concorrentes.

Para auxiliar ainda mais na sua Vantagem Competitiva, uma função muito importante, mas que poucas pessoas conhecem do Google Meu Negócio é a página de Website da plataforma.

Exatamente! A ferramenta possibilita que você crie um site do zero, basta estar registrado no “Meu Negócio”, o que você provavelmente já fez no tópico anterior.

Passo a passo para criar um site no Google Meu Negócio:

Passo 1: Em primeiro lugar, acesse a página “Meu Negócio” da sua empresa. Nesse momento, clique em “Website” no menu lateral;

Passo 2: Pronto? Caso a sua plataforma esteja em inglês, selecione a opção “Get Started” ou “Iniciar” em português;

Passo 3: Assim que você clicar no botão, o Google automaticamente vai reunir todas as informações disponíveis da sua empresa na plataforma deles e juntar para criar o seu site automaticamente;

Passo 4: Assim que concluir este passo, você receberá uma mensagem de boas-vindas. Nessa etapa, seu site ainda não está pronto, é preciso fazer algumas configurações, como:

  1. Temas: Existem 10 opções de temas disponíveis gratuitamente para você;
  2. Editar: Edição de Títulos, descrições, entre outras;
  3. Fotos: Adicione fotos e Vídeos dentro da sua galeria de imagens;
  4. Configurações: Idioma do site e o mais importante, sua URL do site.

Passo 5: Assim que escolher o nome que vai aparecer na sua URL, finalize clicando em “Publicar”

Importante: No momento de inserir a sua URL, é possível selecionar uma caixa. Ao deixar marcada, você vai estar informando que deseja que a sua página do Google Meu Negócio seja a principal quando um usuário pesquisar algo relacionado a sua empresa/marca no Google ou no Maps.  

Editar e Gerenciar meu Local no Google Meu Negócio

Não pule este tópico! Ao concluir todo o processo de cadastro da sua empresa na plataforma do Google Meu Negócio, é fundamental que você faça uma segunda verificação.

Neste momento, o que o Google quer é verificar se o seu endereço está correto e para isso, eles enviam uma carta para o endereço indicado no cadastro. Nesta carta, você receberá um Código e um Link de acesso para a confirmação.

Lembre-se, só é possível configurar ou gerenciar a sua localização na plataforma após essa verificação ser concluída. Posteriormente, quanto tudo estiver feito, basta clicar no endereço https://www.google.com/business e clicar em “Gerenciar Local”.

Pronto? Em resumo, essa etapa é indispensável para quem possui um comércio ou mesmo uma sede da empresa, seja um escritório, fábrica, etc. Ao abrir a página, você vai poder configurar os seguintes dados:

  • Website;
  • Horário de Funcionamento;
  • Telefones;
  • Avaliação da sua Empresa;
  • Adicionar fotos e vídeos.

Conclusão

Em conclusão, provavelmente você já ouviu a frase “se a sua empresa não está na internet, ela não existe”. Embora não seja 100% verdade, a tendência é que em poucos anos, as empresas que não apresentarem uma presença digital, vão acabar sumindo do mercado.

Pensando nisso, independente do segmento da sua empresa, entender como usar o Google Meu Negócio e desde já colocar sua empresa nas redes, é um grande diferencial.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Wagner Santos

Profissional de SEO e link builder com mais de 6 anos de experiência, testes e projetos como a Revista de Marketing, SEO Wagner santos e outros, sempre focando e posicionar melhor sites nos mecanismos de pesquisa.

1

Pode ser do seu interesse

Quais as principais redes sociais para divulgar a sua empresa

Quais as principais redes sociais para divulgar a sua empresa

Como usar o Google Tag Manager: dicas essenciais

Como usar o Google Tag Manager: dicas essenciais

Como fazer marketing digital para médico em 2021?

Como fazer marketing digital para médico em 2021?

Marketing na área de turismo: entenda quais pontos levar em conta

Marketing na área de turismo: entenda quais pontos levar em conta

O melhor plano de marketing para loja de roupa decolar em 2021

O melhor plano de marketing para loja de roupa decolar em 2021

Pesquisa mostra quais são as profissões que estão em alta que exigem conhecimento de Excel

Pesquisa mostra quais são as profissões que estão em alta que exigem conhecimento de Excel