quarta-feira, 5 de outubro de 2022 - 05/10/2022 21:16:12
MundodasTribos

A fumaça da queima do diesel causa câncer tanto quanto o fumo passivo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fumaça produzida pelos motores a diesel é capaz de causar câncer. Para chegar a esta conclusão, foram realizadas várias análises por um grupo de especialistas, que detectaram substâncias com alto potencial cancerígeno.

A conclusão sobre o uso do diesel pode orientar as políticas públicas em todo o mundo, ou seja, a busca por fontes de energia menos poluentes para substituir o combustível. Desta forma, os benefícios não serão voltados apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde das pessoas.

O que este artigo aborda:

Diesel é definitivamente causador de câncer

Para realizar o novo estudo a respeito do impacto do diesel sobre a saúde humana, a OMS contou com o apoio da Agência Internacional para Pesquisas sobre Câncer (IARC, sigla em inglês), entidade responsável por estudar a doença e designar status de ‘cancerígeno’ para determinadas substâncias.

As análises da IARC mostraram que uma pessoa exposta a fumaça do diesel desenvolve câncer tanto quanto o indivíduo sujeito ao fumo passivo. Estando no mesmo nível do tabagismo, a exposição frequente a queima do diesel pode aumentar as chances de câncer de pulmão.

Saiba mais: Perigos enfrentados pelos fumantes passivos

Antes a fumaça era “provavelmente” cancerígena, mas agora é “definitivamente”.

Apesar do estudo da IARC ter dado mais consistência ao caso, não foi a primeira vez que diesel foi avaliado como uma ameaça para a saúde. Antes as provas não eram suficientes para mudar a classificação de “provavelmente” para “definitivamente”, porém agora não há mais dúvidas de que a fumaça expelida pelos motores a diesel é cancerígena.

A nova conclusão a respeito da substância faz com que o diesel entre para o grupo 1 da IARC, sendo assim um agente tão perigoso como o amianto, benzeno, formol e tabaco.

A exposição frequente à fumaça do diesel

O diesel é ainda mais perigoso para os trabalhadores expostos diariamente a fumaça do combustível.

No mês de março deste ano foi publicado um importante trabalho do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos sobre a relação do diesel com o câncer. Desde 1947, o estudo vem acompanhando e analisando mineradores, e por fim, foram 12,3 mil pessoas que serviram de base para a pesquisa. Concluiu-se com este estudo que os trabalhadores expostos à fumaça do diesel apresentaram mais chances de morrer em decorrência de câncer de pulmão.

Diante dos dados apresentados pela pesquisa, a OMS demonstra preocupação com a saúde dos trabalhadores que convivem diariamente com a fumaça dos escapamentos de veículos a diesel, como caminhoneiros, mineiros e mecânicos. O desafio também consiste agora em reduzir a presença do diesel nas cidades para que as substâncias cancerígenas não tenham impacto na população em geral.

Veja também: Tratamento para o câncer de pulmão

O conteúdo "Fumaça de diesel é cancerígena, afirma OMS" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Varizes durante gestação: como evitar

Varizes durante gestação: como evitar

A maternidade deixa as mulheres mais inteligentes e habilidosas

A maternidade deixa as mulheres mais inteligentes e habilidosas

Dicas simples para identificar diabetes em crianças

Dicas simples para identificar diabetes em crianças

Decoração Com Escadas, Sugestões, Fotos

Decoração Com Escadas, Sugestões, Fotos

Papete Infantil Toy Story Preços, Onde Comprar

Papete Infantil Toy Story Preços, Onde Comprar

Desmaios frequentes: o que fazer

Desmaios frequentes: o que fazer