Folhas secas para decoração: dicas

As folhas secas podem ser usadas de forma criativa na decoração, “levando” a estação  do outono para dentro de casa. As folhinhas com aparência…

As folhas secas também podem ser usadas na decoração

As folhas secas podem ser usadas de forma criativa na decoração, “levando” a estação  do outono para dentro de casa. As folhinhas com aparência rústica e envelhecida causam um efeito interessante no visual dos cômodos, ajudando na criação de lindos detalhes para os ambientes residenciais.

Poucas pessoas sabem o quanto as folhas secas podem ser aproveitadas na decoração e acabam perdendo a possibilidade de criar lindos ornamentos com esse material. Além de ser ecologicamente correta, a proposta vai reforçar a presença do estilo rústico e permitir a montagem de diversos enfeites para decorar.

Dicas para inserir folhas secas na decoração

Acabamento

Porta-retrato e prato com folhas secas. Foto: Sheila Oliveira/ Impório fotográfico

O uso das folhas secas promete deixar os acessórios mais charmosos e personalizados. Com um pouco de criatividade e bom gosto é possível modificar a moldura de porta-retratos através da colagem de folhas secas e dar forma a um objeto bem original. As folhas secas de eucalipto são boas sugestões para esse tipo de trabalho.

Outros objetos podem ser decorados com folhas secas, como pratos, tigelas, vasos e suportes de panela. Para que o visual de cada peça fique bonito e sofisticado, tenha o cuidado de encaixar as folhinhas de maneira harmoniosa e aleatória (sem compromisso com a simetria).

Arranjos

As folhas secas são usadas na montagem de arranjos florais

As folhas secas podem ser usadas para a montagem de belíssimos arranjos, que vão explorar a combinação com as flores e até mesmo velas. A ideia desse tipo de trabalho consiste em criar enfeites charmosos e modernos para dar um toque de personalidade dentro de casa.

Leia Também:  Dicas para adaptações para casa com idosos

Os arranjos com folhas secas devem valorizar os tons quentes e mais fechados, buscando inspiração nos nuances de bege e até mesmo nas cores terrosas. A combinação com madeira rústica é perfeita e ajuda a fazer enfeites maravilhosos para decorar a casa. Os arranjos podem auxiliar na decoração dos móveis ou servir de centro de mesa.

Painéis

Folhas desidratadas na construção de painéis para as paredes

As folhas desidratadas ou secas podem ser usadas para formar lindos painéis, que contribuem com a decoração das paredes de quartos e salas. Não é recomendado o uso de folhas de um mesmo tipo, muito pelo contrário, a composição precisa ser variada para ter um efeito mais bonito no visual da casa.

O artesanato é um grande aliado para a montagem de painéis, como é o caso da técnica para desidratar folhas e galhos. Nesse processo, retire as folhas que ainda estão nas árvores, tomando cuidado para que elas não tenham imperfeições causadas por insetos. O efeito envelhecido vai acontecer com o tempo, a partir do sistema de prensagem.

 

Top