Excesso de vitaminas faz mal

Como diz o velho ditado “tudo na vida em excesso faz mal” e partindo desse princípio o excesso de vitaminas também faz. Apesar delas…

Como diz o velho ditado “tudo na vida em excesso faz mal” e partindo desse princípio o excesso de vitaminas também faz. Apesar delas serem essenciais e proporcionarem muitos benefícios ao nosso organismo, devem ser consumidas com cautela para evitar uma série de problemas. Saiba mais sobre o assunto e veja por que o excesso de vitaminas faz mal à saúde.

As vitaminas em excesso podem ser prejudiciais ao organismo. (Foto: divulgação)

Vitaminas

As vitaminas desempenham função importante na constituição, elaboração e resposta das células que constituem nosso organismo, principalmente em relação às enzimas, substâncias que aceleram ou reduzem a reação orgânica. Um organismo sem vitamina não funciona de maneira adequada. Por isso, esses micronutrientes presentes nos alimentos naturais são essenciais para sobrevivência dos seres humanos.

Veja também importância das vitaminas na alimentação

Excesso de vitaminas faz mal

As vitaminas são muito conhecidas e conceituadas como extremamente necessárias para a saúde. Todos nós, alguma vez na vida, já ouvimos dizer que a frutas e outros alimentos ricos em vitaminas combatem várias doenças. E de fato isso é verdade, porém essas substâncias devem ser consumidas na medida certa, pois em excesso fazem mal ao organismo.

Conheça o malefício do excesso de algumas vitaminas:

Vitamina A: o excesso desse nutriente pode causar ressecamento e descamação da pele, dores nos ossos e articulações, dores de cabeça, problemas de visão durante a noite entre outros.

Vitamina B6: os níveis aumentados pode lesar nervos causando problemas graves principalmente em relação a coordenação motora.

Vitamina E: o excesso pode levar a calcificação de alguns tecidos, além de náuseas e insuficiência renal.

Vitamina K: Ter muito dessa vitamina no organismo leva a uma carga muito grande para o fígado, causando problemas no órgão.

Leia Também:  Saias para usar no verão 2015

É importante ressaltar que, se você acha que necessita de complemento vitamínico, consulte um médico para fazer exames e diagnosticar a verdadeira necessidade ou não da complementação de cada substância.

Os suplementos vitamínicos devem ser tomados somente sob orientação médica. (Foto: divulgação)

Excesso de vitamina C e E

A necessidade diária de vitamina C do nosso organismo é de meio miligrama, uma porção muito pequena. Ela é muito utilizada no tratamento de doenças como gripe, resfriados. Entretanto, não existem evidências de que vitamina C deva ser indicada para esses casos em forma de suplementação. Afinal, o excesso dessa vitamina pode provocar problemas gastrointestinais e acidez na urina.

A vitamina E quando consumida em excesso por causar alterações na coagulação, dores de cabeça crônicas e distúrbios gastrintestinais. Entretanto, estudos recentes mostraram que o uso da mesma no tratamento de doenças como Parkinson e Alzheimer pode oferecer muitos benefícios.

As quantidades ideais de vitaminas podem ser obtidas através dos alimentos. (Foto: divulgação)

Veja também vitaminas para engordar com saúde

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Porém elas devem ser consumidas em quantidades corretas, já que o excesso pode prejudicar o mesmo. Aposte em uma alimentação balanceada ricas em frutas, verduras e legumes, pois possuem as quantidades de vitamina corretas. Jamais tome suplementos vitamínicos sem orientação e prescrição médica.

Top