Filmes brasileiros com temática gay

Isabella Moretti 30/07/2014 Filmes

Os filmes com temática gay não são produzidos apenas no exterior, mas também estão ganhando espaço no cinema brasileiro. As produções contam histórias sobre casais homossexuais e vários desafios que precisam ser superados, como o preconceito.

Cena do filme Elvis e Madona. (Foto:Divulgação)

A homossexualidade no cinema nacional

Quando a homossexualidade invade as telas do cinema, muitos tabus são quebrados. Embora a sociedade brasileira ainda tenha medo de abordar o assunto, ela aos poucos começa a se adaptar a ideia de que pessoas do mesmo sexo também podem se amar e se relacionar como um casal.

A temática gay no cinema brasileiro normalmente faz parte dos filmes dramáticos e nem sempre conta com um final feliz. Em outros casos, os personagens desfrutam de relações homossexuais, mas esta não é a temática central do filme.

Embora as tramas cinematográficas estejam começando a incorporar no enredo as vivências homossexuais, o cinema brasileiro ainda é tímido quando se trata da temática gay.

Veja também: Os gays mais importantes da história: fotos

Principais filmes brasileiros com temática gay

Veja a seguir uma seleção dos filmes brasileiros com temática gay:

Filme 'Do começo ao fim'. (Foto:Divulgação)

Do começo ao fim (2009)
O filme conta a história de Thomaz e Francisco, dois meio-irmãos que cresceram juntos e acabam se apaixonando na vida adulta. Além de quebrar tabus com relação à homossexualidade, a trama também aborda o relacionamento entre parentes. O elenco tem nomes de peso, como Fábio Assunção, Júlia Lemmertz e Rafael Cardoso.

Eu não quero voltar sozinho
Considerado um dos melhores curta-metragens de temática gay, este filme conta a história de um garoto cego de 15 anos que se apaixona por um colega de classe. A produção foi dirigida por Daniel Ribeiro.

Madame Satã (2001)
O enredo é baseado na história de João Francisco, um negro, pobre e travesti. Ele também trabalha como artista e tem uma prostituta como sua ‘esposa’. O filme polêmico é estrelado por Lázaro Ramos.

Filme 'Como Esquecer' tem Ana Paula Arósio no elenco. (Foto:Divulgação)

Como Esquecer (2010)
O filme conta a história de Júlia, uma professora de literatura que se vê diante da dificuldade de superar uma desilusão amorosa. Nas tentativas de superar o fim do namoro com Antônia, ela conhece a interessante Helena. A trama é um pouco arrastada, mas encara a homossexualidade como um simples detalhe.

Elvis e Madona (2010)
O filme narra a história de amor entre uma entregadora de pizza lésbica e uma cabeleireira travesti. A produção é do gênero comédia romântica e ganhou vários prêmios.

Amores Possíveis (2004)
Murilo Benício é Carlos, um personagem apaixonado por Julia (Carolina Ferraz), mas que enfrenta três versões possíveis para a sua vida: um casamento morno e estável, a homossexualidade e a ausência de um amor verdadeiro na busca pela mulher ideal.

As melhores coisas do mundo
O pai de um adolescente resolve se separar da esposa depois de descobrir a homossexualidade e manter uma relação estável com um dos alunos da pós-graduação. O filho aceita, mas não entende o porquê disso ter acontecido com sua família.

Leia mais: Os casais gays das séries de TV

Outros artigos

Famosos que já falaram mal do Brasil

01/06/2012

Famosos que já falaram mal do Brasil

[caption id="attachment_458517" align="alignnone" width="400" caption="Nos últimos anos, o Brasil foi alvo de piadas e declarações polêmicas entre várias celebridade...