Filmes brasileiros com temática gay

Os filmes com temática gay não são produzidos apenas no exterior, mas também estão ganhando espaço no cinema brasileiro. As produções contam histórias sobre…

Por Isabella Moretti em 23/11/2012

Os filmes com temática gay não são produzidos apenas no exterior, mas também estão ganhando espaço no cinema brasileiro. As produções contam histórias sobre casais homossexuais e vários desafios que precisam ser superados, como o preconceito.

Cena do filme Elvis e Madona. (Foto:Divulgação)

A homossexualidade no cinema nacional

Quando a homossexualidade invade as telas do cinema, muitos tabus são quebrados. Embora a sociedade brasileira ainda tenha medo de abordar o assunto, ela aos poucos começa a se adaptar a ideia de que pessoas do mesmo sexo também podem se amar e se relacionar como um casal.

A temática gay no cinema brasileiro normalmente faz parte dos filmes dramáticos e nem sempre conta com um final feliz. Em outros casos, os personagens desfrutam de relações homossexuais, mas esta não é a temática central do filme.

Embora as tramas cinematográficas estejam começando a incorporar no enredo as vivências homossexuais, o cinema brasileiro ainda é tímido quando se trata da temática gay.

Veja também: Os gays mais importantes da história: fotos

Principais filmes brasileiros com temática gay

Veja a seguir uma seleção dos filmes brasileiros com temática gay:

Filme 'Do começo ao fim'. (Foto:Divulgação)

Do começo ao fim (2009)
O filme conta a história de Thomaz e Francisco, dois meio-irmãos que cresceram juntos e acabam se apaixonando na vida adulta. Além de quebrar tabus com relação à homossexualidade, a trama também aborda o relacionamento entre parentes. O elenco tem nomes de peso, como Fábio Assunção, Júlia Lemmertz e Rafael Cardoso.

Eu não quero voltar sozinho
Considerado um dos melhores curta-metragens de temática gay, este filme conta a história de um garoto cego de 15 anos que se apaixona por um colega de classe. A produção foi dirigida por Daniel Ribeiro.

Madame Satã (2001)
O enredo é baseado na história de João Francisco, um negro, pobre e travesti. Ele também trabalha como artista e tem uma prostituta como sua ‘esposa’. O filme polêmico é estrelado por Lázaro Ramos.

Filme 'Como Esquecer' tem Ana Paula Arósio no elenco. (Foto:Divulgação)

Como Esquecer (2010)
O filme conta a história de Júlia, uma professora de literatura que se vê diante da dificuldade de superar uma desilusão amorosa. Nas tentativas de superar o fim do namoro com Antônia, ela conhece a interessante Helena. A trama é um pouco arrastada, mas encara a homossexualidade como um simples detalhe.

Elvis e Madona (2010)
O filme narra a história de amor entre uma entregadora de pizza lésbica e uma cabeleireira travesti. A produção é do gênero comédia romântica e ganhou vários prêmios.

Amores Possíveis (2004)
Murilo Benício é Carlos, um personagem apaixonado por Julia (Carolina Ferraz), mas que enfrenta três versões possíveis para a sua vida: um casamento morno e estável, a homossexualidade e a ausência de um amor verdadeiro na busca pela mulher ideal.

As melhores coisas do mundo
O pai de um adolescente resolve se separar da esposa depois de descobrir a homossexualidade e manter uma relação estável com um dos alunos da pós-graduação. O filho aceita, mas não entende o porquê disso ter acontecido com sua família.

Leia mais: Os casais gays das séries de TV

Top