Fifa confirma cidade de São Paulo para a abertura da Copa

Futuro estádio do Corinthians, Itaquerão receberá a partida de abertura do Mundial A Fifa apresentou oficialmente, na tarde desta quinta-feira, em Zurique, na Suiça,…

Futuro estádio do Corinthians, Itaquerão receberá a partida de abertura do Mundial

A Fifa apresentou oficialmente, na tarde desta quinta-feira, em Zurique, na Suiça, as sedes e o calendário prévio da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações de 2013, ambos no Brasil.

O evento oficial teve início com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local do Mundial (COL), Ricardo Teixeira, anunciando como será a Copa das Confederações de 2013, evento tido como teste e que contará com as seis seleções campeãs das confederações, além da Espanha, atual campeã do Mundo, e do Brasil, país-sede.

A Copa das Confederações se estenderá por seis cidades, sendo que quatro já estão definidas: Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Provalvelmente as outras duas sedes do torneio serão Recife e Salvador, desde que as obras estejam adiantadas e os estádios fiquem prontos a tempo.

Durante a cerimônia, os organizadores informaram ainda que a abertura do torneio será em Brasília, as semifinais em Belo Horizonte e Fortaleza e a final no Rio de Janeiro.

Mundial de 2014

Em seguida foram anunciados alguns detalhes da Copa do Mundo de 2014. Segundo Jérôme Valcke e Ricardo Teixeira, as 12 cidades-sede receberão, pelo menos, um jogo de uma equipe definida como cabeça de chave, garantindo que uma grande seleção passe por cada cidade.

A cidade de São Paulo será o palco de abertura do Mundial,  que o Brasil estará em campo pelo Grupo A. Além disso, a capital paulista receberá ainda um dos jogos válidos pelas semifinais. A outra cidade premiada com uma partida das semifinais é Belo Horizonte.

Como já era esperado, a grande final do torneio foi confirmada para o Rio de Janeiro, enquanto que, a capital Brasília sediará a disputa pelo 3º e 4º lugares do Mundial.

Leia Também:  Vágner Mancini é o novo técnico do Cruzeiro

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, explicou os fatores que pesaram na hora de definir as cidades que abrigarão a abertura e o encerramento da Copa. “Questões como transportes, hospedagem e potencial econômico, além do tamanho das cidades e dos estádios, foram itens determinantes para a escolha de São Paulo e Rio para o início e o encerramento do Mundial”, justificou Teixeira.

Em relação à quantidade de partidas por dia e os horários, a Fifa anunciou que serão realizados quatro jogos por dia na primeira fase e nas oitavas de final, sempre às 13h, 16h, 19h e 22h. Nas quartas de final, as partidas acontecem às 13h e 17h e nas semi, às 17h. Já a grande final, no Maracanã, será às 16h.

Top