Cadastro Fies – Como se inscrever passo a passo pelo Sisfies online

O cadastro do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) pode ser feito pelo sistema informatizado do SisFIES a qualquer momento. Caso esteja fora do prazo de inscrições é recomendado fazer um pré-cadastro, para depois de liberado, somente formalizar as informações para tentativa de conquista do crédito bancário.

Siga o passo a passo abaixo para realizar o seu cadastro no Fies online, sem necessidade de comparecer presencialmente à qualquer instituição bancária ou de ensino. Lembre-se no entanto, que para participar do programa, é preciso já estar devidamente matriculado na universidade e ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Sistema Fies como fazer seu cadastro (Foto Ilustrativa)

Sistema Fies como fazer seu cadastro (Foto Ilustrativa)

Como se inscrever no FIES pelo sisFIES

  1. Acesse o site oficial do Sitema FIES, basta clicar na seguinte URL http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal;
  2. Faça login informando o número do seu CPF e senha. Caso seja o seu primeiro acesso, clique no lado lateral da tela e informa seus dados e valide com o número do seu celular e e-mail;
  3. Ao fazer o login escolha o curso que deseja e universidade;
  4. Finalize a sua candidatura informando tudo o que for pedido;
  5. Ao terminar imprima a confirmação de pré-cadastro e leve até a CPSA da universidade para obter a validação do cadastro;
  6. Com a validação em mãos e todos os documentos necessários do estudante e fiador (se preciso) compareça ao banco, que pode ser a Caixa Econômica ou Banco do Brasil para solicitar o financiamento;
  7. Fica a critério do banco a liberação ou não do financiamento.

É importante ressaltar que os pré-requisitos para solicitar Fies incluem ter participado do Enem, a partir de 2010, obtendo pelo menos 450 pontos, na média das notas, e sem ter zerado a redação. Além disso, os interessados devem apresentar renda familiar mensal bruta de, no máximo, três salários mínimos.

Caso tenha ficado qualquer dúvida ligue para o número 0800 123 2222 para retirada de dúvidas ou confira mais informações sobre o processo de inscrição do FIES.

Documentos necessários

Para a validação do cadastro FIES serão necessários na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) os seguintes documentos:

  • Comprovante de identificação e CPF do aluno e do fiador;
  • Comprovante de residência com até 90 dias de expedição do aluno e do fiador;
  • Comprovante de rendimento do fiador;
  • Comprovante de casamento do fiador (se houver);
  • Comprovante de recebimento de 50% de bolsa do Prouni (se for o caso);
  • Comprovante de renda familiar per capita do estudante;
  • Comprovante de pré-cadastro no sistema sisFIES.

Nota de corte Fies

Cada estudante pode escolher apenas uma opção de curso para financiar, mas durante o período de inscrições Fies segundo semestre , você pode mudar essa opção quantas vezes quiser, de acordo com a nota de corte divulgada pelo MEC, diariamente.

A nota de corte do Fies é a estimativa da nota mínima para ser aprovado com base nas inscrições feitas até o momento, lembrando que ela não garante a vaga ao estudante.

Estudantes de várias áreas do conhecimento podem solicitar o financiamento estudantil (Foto Ilustrativa)

Consultar vagas Fies 2016

Antes de fazer o seu cadastro no Sisfies, uma dica interessante é consultar se há financiamento disponível para o curso de seu interesse. A consulta de vagas Fies 2016 2º semestre pode ser feita no link “Consultar vagas”, na página inicial do sistema.

Basta digitar o nome do curso, da instituição ou da cidade e clicar em “Pesquisar”, para verificar a disponibilidade de vagas.

Antes de se inscrever, é interessante consultar as vagas disponíveis no Fies (Foto: Reprodução Fies)

Outros benefícios estudantis

Caso o estudante não tenha conseguido aprovar o financiamento estudantil é possível conquista de bolsa de estudos em universidades particulares por outros meios, um deles é a possibilidade de participação de alunos de baixa renda no Programa Universidade para Todos. 

Outra opção é o Educa Mais Brasil, que possibilita até 50% de bolsa em cursos de todos os tipos em universidades de todos os cantos do país.

Reply