Fatores que podem alterar o preço da passagem aérea

Ultimamente, encontrar passagens aéreas mais baratas tem sido uma constância, fato que combinado com o crescimento da economia nacional, apresentou as viagens de avião…

Ultimamente, encontrar passagens aéreas mais baratas tem sido uma constância, fato que combinado com o crescimento da economia nacional, apresentou as viagens de avião a milhares de pessoas, que nunca haviam experimentado esse tipo de transporte.

Os preços das passagens aéreas estão sujeitos à variação de diversos critérios (Foto: Divulgação)

Porém, para comprar as passagens mais baratas, é preciso ficar atento ao sobe e desce das tarifas, pois as passagens aéreas não possuem preço fixo e estão sempre sujeitas a alterações de preço, fazendo com que, em um mesmo voo, possam estar sentados lado a lado um passageiro que pagou R$ 59,00 pela passagem e outro que comprou o bilhete por R$ 399,00, com ambos tendo direito aos mesmos serviços.

Isso acontece por causa dos fatores que podem alterar o preço da passagem área, que são alguns critérios adotados pelas companhias aéreas para determinar os valores das tarifas. Conhecendo um pouco mais sobre eles você pode sair na frente e conseguir bons descontos na hora de planejar uma viagem.

Aproveite: Passagens aéreas baratas 2012

Fatores que influenciam os preços das passagens aéreas

Os voos que saem nos horários de pico e nos dias mais movimentados geralmente têm passagens mais caras (Foto: Divulgação)

A data escolhida para a viagem, o local de embarque, o horário marcado para o voo sair, o risco de atraso e o número de escalas que o avião fará estão entre os principais fatores que podem alterar o preço da passagem aérea.

Essas informações são combinadas pelas companhias aéreas através de softwares, que ajudam a calcular o preço final das passagens de avião. O sistema, que também é usado em alguns hotéis para definir o preço da diária, tem funcionamento semelhante à Bolsa de Valores, variando conforme a oferta e a demanda.

O atraso nos embarques também pode influenciar nos preços das tarifas cobradas (Foto: Divulgação)

Dessa forma, se um determinado voo está sendo muito procurado, a empresa pode decidir vender passagens mais caras. Por outro lado, se o voo tem uma baixa procura, a tendência é de que os preços sejam reduzidos, para evitar que o avião decole com um baixo índice de ocupação.

Leia Também:  Passagens Aéreas Mais Baratas

Com relação aos atrasos, a influência no preço das passagens se dá por causa dos gastos com a assistência aos passageiros (comida, hospedagem, reembolso, etc), enquanto nas escalas, os gastos maiores ocorrem devido ao combustível (para um maior número de decolagens) e às taxas pagas aos aeroportos em que a aeronave pousa.

Como nascem as promoções de passagens aéreas

Voos com muitas escalas, que necessitam de maior quantidade de combustível, também podem ter passagens mais caras (Foto: Divulgação)

Além da análise dos critérios, feita pelos softwares, a definição dos preços das passagens aéreas também passa por vários profissionais, que vivem de olho nas oscilações das tarifas.

Saiba como Comprar passagem aérea parcelada

É a partir daí que nascem as promoções de passagens aéreas, lançadas em conjunto com o departamento de marketing, que escolhe o melhor momento para baixar os preços de um determinado número de assentos para os voos, atraindo mais passageiros.

Top