Famosos da noite para o dia: sorte ou persistência?

Em tempos de internet é possível ficar famoso em um piscar de olhos: isso é sorte ou persistência?

Por Editorial MDT em 26/09/2011

As luzes dos holofotes fazem parte do sonho de muita gente. Há quem ache tudo isso muito glamouroso e deseje a todo o custo ser o centro das atenções, conquistando assim o seu quinhão dos quinze minutos de fama. Ser famoso está na moda e nunca esta moda esteve tão acessível. Já notou os novos famosos que estão surgindo por aí?

O mais recente sortudo a experimentar o gosto do sucesso é Júlio Salvo, um instrutor de informática de 24 anos. Não sabe de quem se trata? Tudo bem, sua recente popularidade não se deve ao seu trabalho, mas sim a um feito. Foi ele quem subiu ao palco durante a apresentação de Kate Perry no Rock in Rio, deu um beijo do rosto da cantora e ainda fez graça, tirando a camisa e colocando Sorocaba, a cidade onde mora, no topo do Trending Topics Mundial.

Imagem: Fernando Souza / O Dia

Resultado da brincadeira? Popularidade quase instantânea: seu perfil no twitter, que tinha cerca de 200 seguidores passou para quase 17 mil em questão de minutos, e hoje já ultrapassou a barreira dos 47 mil seguidores.

Mas Júlio não é uma novidade entre os que ficam famosos da noite para o dia. Aconteceu algo parecido com a bancária Katilce Miranda, que foi escolhida por Bono Vox para subir ao palco em show do U2 no Brasil em 2006: após o episódio, seu perfil no Orkut recebeu cerca de 900 scraps por minuto e a tornou uma web celebridade. Tudo rápido assim, em um piscar de olhos.

O que é preciso para conquistar os quinze minutos de fama?

Se antes os mortais tinham de assistir o sucesso de outros e deseja-lo ardentemente, hoje há meios de fazer valer tais vontades. Se antes o talento era primordial, hoje ele não é exatamente um artigo de primeira necessidade. Vivendo hoje em uma era de pura e simples exposição, a cara de pau faz grande parte do trabalho – embora o talento seja um bônus e tanto. E claro, tudo isso contando com uma ferramenta essencial para a disseminação de sua imagem: a internet

Foi deste modo que o Brasil conheceu Bruna Surfistinha – que contava em um blog o seu cotidiano de garota de programa; Tessália Serighelli – uma celebridade do twitter (@twitess) que chegou ao BBB 10 assim como Serginho, mais conhecido como Mr Orgastic, e Tulla Luana, tida como web diva após vídeos em que defendia seus direitos como consumidora com postura bastante peculiar.

Também foi através da rede que surgiram Rebecca Black e seu hit Friday, um modo muito edificante de aprender a contar os dias da semana; Mallu Magalhães, que começou a carreira musical lançando seu trabalho no Myspace ou da britânica Susan Boyle, que ficou conhecida internacionalmente quando seu desempenho na edição 2009 do Britains’s Got Talent foi parar no YouTube.

Sorte ou trabalho?

Exemplos não faltam, seja de sucesso duradouro ou de celebridades instantâneas, mas como você acha que elas surgem? Por acidente? Persistência? Essa fama é fruto trabalho e uma conjunção de fatores cósmicos para que o grande momento finalmente chegue?

Existem exemplos de ambos os casos, mas o que você acha? Como essas novas celebridades surgem?

Top