Deve dobrar o número de famílias favorecidas por tarifa social na Conta de Luz

Felipo Bellini 02/12/2021 Notícias

Um evento foi feito nesta terça-feira (30) onde o presidente Jair Bolsonaro anunciou o cadastramento automático de várias famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica. Com isso, a gama de pessoas com o benefício aumenta e passa dos 23,8 milhões de brasileiros. O que torna uma excelente ajuda para quem está passando por dificuldades devido à pandemia.

Atualmente esse benefício é dado para 12,3 milhões de famílias, e garante o direito de 10% a 65% de desconto na conta de acordo com o gasto da casa. Esses valores de desconto são custeados pelo fundo do setor elétrico. E anualmente provoca um gasto de 9 bilhões ao ano.

O que é tarifa social?

A Tarifa Social privilegia aos beneficiários descontos na conta de luz para famílias que possuem uma baixa renda. Caso tenha o cadastro no CADúnico, o indivíduo pode se beneficiar do programa para sua família.

Deve dobrar o número de famílias favorecidas por tarifa social na Conta de Luz (2)

Fonte/Reprodução: original

O desconto é concedido a uma única parte consumidora residencial a cada família, e aplicada após a validação concreta do cadastro pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Esse valor fica bem abaixo do que as famílias de melhores condições conseguem ter de acordo com as bandeiras do mês. Para quem tem o benefício, a bandeira verde é aplicada automaticamente, deixando com um custo menor.

Quem será beneficiado?

Atualmente é beneficiado com o programa, famílias que têm a inscrição em qualquer programa social, com uma renda familiar por pessoa, de até 550 reais. Quem possui o auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), também é inscrito no programa e poderá integrar ao mesmo.

Os descontos são observados na conta de luz final, de acordo com o nível de consumo da casa. Esses valores são flutuantes e podem variar em relação aos outros meses de uso da eletricidade.

Devido à projeção de alta das chuvas para Dezembro, as pessoas que usufruem do benefício, poderão automaticamente utilizar da bandeira verde, isso é, menos valor por quantidade de consumo de energia. Com as previsões o custeamento da energia passa a ser menor, podendo beneficiar as pessoas com menos condições com essas oportunidades, por exemplo.

Outros artigos

Curso Técnico de Vinhos Gratuitos Enologia

02/09/2010

Curso Técnico de Vinhos Gratuitos Enologia

Curso gratuito de Enalogia está sendo oferecido por intermédio de entidades como o ETEC em Jundiaí, interessados poderão a previsão para o inicio do curso é para...

CIEE estágios e trainee SP 2015

01/09/2015

CIEE estágios e trainee SP 2015

Procurando informações sobre CIEE estágios e trainee SP 2015? Na matéria abaixo, você poderá conferir os detalhes a respeito da grande oferta de vagas para estudante...