CadÚnico 2021 – Consulta e Inscrição no Cadastro Único

bety 03/02/2021 Notícias

O CadÚnico é um registro do governo federal para identificar as famílias de baixa renda de todo o país. Com essa ferramenta, o governo pode ter acesso a várias informações sobre cada indivíduo, como a sua renda, escolaridade, situação de trabalho e muito mais. Com essas informações, é possível fazer a seleção e incluir as famílias nos programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e outros.

A seguir, veja como se inscrever no CadÚnico e outros detalhes.

Cadastro Único Digital

A pandemia ocasionou muitos problemas para todo o nosso país e os atendimentos presenciais de vários estabelecimentos tiveram que ser suspensos, até mesmo os do governo. Desde então, o governo federal orientou todos os interessados a fazer o cadastro no CadÚnico, que o fizessem por telefone. Antes da pandemia, o cadastramento só podia ser feito de forma presencial pelo responsável familiar, mas diante da situação, um novo método se fez necessário.

O cadastro único digital, portanto, pode ser feito por telefone, através de uma ligação. Ele não pode ser feito pelo aplicativo Meu Cadastro Único.

Como Consultar o CadÚnico 2021?

Apesar de não ser possível fazer o cadastro dentro do aplicativo Meu Cadastro Único, ele permite a consulta à situação cadastral de sua família no sistema. Através da consulta você descobre se está ou não inscrito no sistema e pode conferir se o cadastro possui alguma divergência ou não.

A consulta pode ser feita tanto pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social, quanto pelo aplicativo Meu CadÚnico. No site, é só ir na opção “Consulta Cidadão Cadastro Único”. Através do telefone 0800 707 2003 também é possível fazer a consulta.

Quem pode fazer a inscrição?

Para se inscrever no CadÚnico, a família deve atender aos seguintes requisitos:

– Ter uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou

– Ter uma renda familiar mensal total de até 3 salários mínimos.

Como fazer o Cadastro no CadÚnico?

Para fazer a inscrição, um responsável familiar acima de 16 anos e preferencialmente mulher, deve procurar o setor responsável em seu município pelo Cadastro Único. O serviço de cadastramento geralmente é disponibilizado pelas prefeituras ou pelas unidades do CRAS.

É necessário apresentar documentos do responsável familiar e dos demais membros da família. Com a apresentação dos documentos e informações, o cadastro é realizado.

O que é NIS CadÚnico?

Após se inscrever no CadÚnico, cada membro da família receberá um NIS, que é o Número de Identificação Social e consiste no número de inscrição do cidadão no cadastro. É um número muito importante e que deve ser guardado pelo indivíduo.

CadÚnico e Auxílio Emergencial

Para liberar os pagamentos do Auxílio Emergencial para uma grande parcela da população, o governo federal utilizou as informações que constam na base de dados do CadÚnico.

Isso foi feito para que o governo pudesse comprovar que a pessoa pedindo o auxílio realmente é de baixa renda e necessitava do benefício.

Programas que utilizam o CadÚnico

Diversos programas utilizam o CadÚnico para conferir as informações que são coletadas dos inscritos. São eles: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos e muito mais.

Outros artigos

Tablet Blackberry

29/11/2011

Tablet Blackberry

A cada  avanço tecnológico, o mundo busca superar as expectativas. A competitividade empresarial acaba alavancando novos lançamentos e assim a evolução não para....

Os melhores queijos das cidades da Holanda

22/06/2014

Os melhores queijos das cidades da Holanda

Famosos em todo o mundo, os queijos holandeses costumam levar o nome dos locais em que eram originalmente produzidos e vendidos, em épocas passadas, algo que acontec...