sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023 - 03/02/2023 11:37:28
MundodasTribos

O CadÚnico é um registro do governo federal para identificar as famílias de baixa renda de todo o país. Com essa ferramenta, o governo pode ter acesso a várias informações sobre cada indivíduo, como a sua renda, escolaridade, situação de trabalho e muito mais. Com essas informações, é possível fazer a seleção e incluir as famílias nos programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e outros.

A seguir, veja como se inscrever no CadÚnico e outros detalhes.

O que este artigo aborda:

Cadastro Único Digital

A pandemia ocasionou muitos problemas para todo o nosso país e os atendimentos presenciais de vários estabelecimentos tiveram que ser suspensos, até mesmo os do governo. Desde então, o governo federal orientou todos os interessados a fazer o cadastro no CadÚnico, que o fizessem por telefone. Antes da pandemia, o cadastramento só podia ser feito de forma presencial pelo responsável familiar, mas diante da situação, um novo método se fez necessário.

O cadastro único digital, portanto, pode ser feito por telefone, através de uma ligação. Ele não pode ser feito pelo aplicativo Meu Cadastro Único.

Como Consultar o CadÚnico 2021?

Apesar de não ser possível fazer o cadastro dentro do aplicativo Meu Cadastro Único, ele permite a consulta à situação cadastral de sua família no sistema. Através da consulta você descobre se está ou não inscrito no sistema e pode conferir se o cadastro possui alguma divergência ou não.

A consulta pode ser feita tanto pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social, quanto pelo aplicativo Meu CadÚnico. No site, é só ir na opção “Consulta Cidadão Cadastro Único”. Através do telefone 0800 707 2003 também é possível fazer a consulta.

Quem pode fazer a inscrição?

Para se inscrever no CadÚnico, a família deve atender aos seguintes requisitos:

– Ter uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou

– Ter uma renda familiar mensal total de até 3 salários mínimos.

Como fazer o Cadastro no CadÚnico?

Para fazer a inscrição, um responsável familiar acima de 16 anos e preferencialmente mulher, deve procurar o setor responsável em seu município pelo Cadastro Único. O serviço de cadastramento geralmente é disponibilizado pelas prefeituras ou pelas unidades do CRAS.

É necessário apresentar documentos do responsável familiar e dos demais membros da família. Com a apresentação dos documentos e informações, o cadastro é realizado.

O que é NIS CadÚnico?

Após se inscrever no CadÚnico, cada membro da família receberá um NIS, que é o Número de Identificação Social e consiste no número de inscrição do cidadão no cadastro. É um número muito importante e que deve ser guardado pelo indivíduo.

CadÚnico e Auxílio Emergencial

Para liberar os pagamentos do Auxílio Emergencial para uma grande parcela da população, o governo federal utilizou as informações que constam na base de dados do CadÚnico.

Isso foi feito para que o governo pudesse comprovar que a pessoa pedindo o auxílio realmente é de baixa renda e necessitava do benefício.

Programas que utilizam o CadÚnico

Diversos programas utilizam o CadÚnico para conferir as informações que são coletadas dos inscritos. São eles: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos e muito mais.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

bety

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Curso gratuito de Cupcake

Curso gratuito de Cupcake

Igreja Universal terá que devolver mais de R$ 74 mil para fiel arrependida

Igreja Universal terá que devolver mais de R$ 74 mil para fiel arrependida

Cursos Gratuitos à Distância na Área da Educação

Cursos Gratuitos à Distância na Área da Educação

Curso de Comércio Varejista Grátis no SENAC Alagoas

Curso de Comércio Varejista Grátis no SENAC Alagoas

Temas para Festas Evangélicas

Temas para Festas Evangélicas

Vagas de Emprego para Auxiliar de Farmácia 2010

Vagas de Emprego para Auxiliar de Farmácia 2010