Extintor em carro não será mais obrigatório

O extintor em carro não será mais obrigatório. A decisão foi tomada com unanimidade pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que julgou o uso…

Por Isabella Moretti em 21/09/2015

O extintor em carro não será mais obrigatório. A decisão foi tomada com unanimidade pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que julgou o uso do equipamento inútil em veículos de passeio.

Extintor em carro não será mais obrigatório. (Foto Ilustrativa)

O extintor de incêndio se tornou obrigatório no Brasil em 1970, a partir dessa data todos os condutores que circulassem com qualquer tipo de veículo sem o equipamento ou com o mesmo instalado de maneira errada, era advertido com infração grave, recebia uma multa de R$127,90 e 5 pontos na carteira.

Leia também: Dicas para quem vai trocar o carro em 2015

Extintor em carro não será mais obrigatório

O uso do extintor se tornou facultativo por decisão do Contran, o conselho alega que equipamento é inútil em veículos de passeio como carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechada.

O equipamento não é mais obrigatório em veículos de passeio. (Foto Ilustrativa)

Após o resultado de diversas pesquisas relacionadas à segurança contra incêndio, constatou-se que houve uma grande mudança na a produção e no padrão de qualidade dos veículos. Atualmente, os modelos são revestidos com materiais anti-inflamáveis, possuem o tanque de combustível fora do espaço ocupado por passageiros, o combustível não continua sendo liberado em caso de colisão e muitos mais.

Todas essas medidas de seguranças diminuem consideravelmente o risco de explosões ou pequenos incêndios dentro de veículos. Além disso, Contran e o Denatran destacaram também o risco de acidente se o motorista ou passageiro manusear o extintor em momentos de desespero e sem nenhum preparo.

Veja também: Cadeirinha de bebê para automóveis – Lei

Polêmica do extintor de incêndio

Não faz muito tempo que o Contran recomendou a troca de extintor. (Foto Ilustrativa)

Anteriormente, o extintor mais comum entre os condutores era o do tipo AB, que não é eficaz no combate ao fogo em determinados materiais. Então, no início desse ano ficou determinado que até o dia 1º de outubro todos os veículos deveriam ter extintores de incêndio do tipo ABC.

A decisão de última hora, sobre o fato de que o extintor em carro não será mais obrigatório, causou revolta entre os condutores.  A maioria se preparou ao longo do ano e efetuou a troca dos extintores AB pelos ABC só para atender as normas de segurança previstas pelo Contran.

Quando é obrigatório?

Caminhões, ônibus devem continuar carregando extintor. (Foto Ilustrativa)

O uso do extintor de incêndio continua obrigatório somente para caminhões, ônibus e veículos de grande porte que transportam gases, líquidos ou qualquer outro tipo de material inflamável. Vale lembrar que depois do dia 1º de outubro de 2015, motoristas flagrados conduzindo algum desses veículos sem o extintor de incêndio ABC estarão sujeito a multa por infração grave.

Saiba como funciona a contagem de pontos na CNH

O extintor em carros não será mais obrigatório no Brasil, assim como em países da Europa e o Estados Unidos, que deixaram de exigir o equipamento de segurança a partir do ano 2000. Continue no Mundo das Tribos e veja muitas outras notícias do Brasil e do mundo.

Top