Exercícios que ajudam relaxar no trânsito

Isabella Moretti 25/12/2014 Bem Estar

Os exercícios que ajudam relaxar no trânsito são recomendados para as pessoas que sofrem diariamente com os engarrafamentos, poluição do ar e barulho nas grandes cidades. Os movimentos ajudam a acalmar os nervos e melhoram a qualidade de vida.

Exercícios que ajudam relaxar no trânsito. (Foto: Divulgação)

O trânsito se destaca como um dos principais causadores de estresse nas grandes metrópoles, principalmente em São Paulo. Os motoristas demoram horas para fazer o percurso da casa para o trabalho e vice-versa. A demora pode resultar em nervosismo, impaciência, dores no corpo e mau-humor.

Todo o estresse gerado pelo trânsito pode ser muito prejudicial à saúde. Pessoas estressadas são presas fáceis para a hipertensão, insônia, transtornos mentais, doenças cardíacas e problemas gástricos. O sistema imunológico também fica muito debilitado quando o estresse se transforma em uma constância na rotina.

Veja também: Estresse da vida moderna, saiba como prevenir

Exercícios que ajudam relaxar no trânsito

Lidar com o estresse no trânsito não é uma tarefa fácil. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir algumas dicas de exercícios que ajudam relaxar no trânsito:

Exercício de respiração do 4-2 e 5-2

Puxe o ar contando até quatro mentalmente. Segure a respiração por dois tempos e solte o ar pela boca contando até cinco. Faça esse exercício de respiração para aliviar os picos de estresse e repita até se sentir realmente mais calma.

Exercício de respiração com uma narina

Inspire por apenas uma das narinas e solte o ar pela outra. Faça esse exercício quando o trânsito estiver parado.

Aposte em exercícios de respiração. (Foto: Divulgação)

Exercício de contração

Contraia os músculos, espere alguns segundos e relaxe-os. Faça isso com principalmente com os braços e pernas.

Exercício de pescoço

O trânsito parado obriga o motorista ficar muito tempo numa mesma posição. Isso causa estresse e também dores no corpo. Para aliviar a tensão, faça um exercício de pescoço, inclinando a cabeça para o lado e puxando-a com uma das mãos. O outro braço deve ficar esticado e com a mão estendida.

Exercício de ombro

Puxe com uma das mãos o cotovelo, até sentir a região alongar com esse movimento. Repita o mesmo exercício com o outro braço.

O exercício mental também funciona. (Foto: Divulgação)

Exercício mental

A mente influencia muito na condição do estresse, por isso é importante realizar um exercício mental. Imagine as suas pernas mais lentas e o corpo mais lento. Você também pode pensar em uma paisagem tranquila ao ar livre.

Além de fazer os exercícios que ajudam relaxar no trânsito, também é importante pensar em meios de tornar o ambiente do carro mais agradável. Aproveite o tempo parado no congestionamento para ouvir as suas músicas favoritas ou colocar o papo em dia com um amigo.

Outros artigos

Maquiagem Sephora Verde-esmeralda

20/03/2013

Maquiagem Sephora Verde-esmeralda

Em todos os anos, o sistema de cores Pantone elege uma cor principal, que representa a tonalidade representativa do ano. Para 2013, a cor escolhida foi o verde-esmer...

Memorial do Corinthians: endereço, preço

05/02/2013

Memorial do Corinthians: endereço, preço

O famoso Memorial do Corinthians, um dos maiores times de todo o Brasil, hoje em dia é considerado uma verdadeira atração turística da cidade de São Paulo. O local c...