Exercícios que ajudam relaxar no trânsito Exercícios que ajudam relaxar no trânsito

Exercícios que ajudam relaxar no trânsito

Os exercícios que ajudam relaxar no trânsito são recomendados para as pessoas que sofrem diariamente com os engarrafamentos, poluição do ar e barulho nas…

Por Isabella Moretti em 25/12/2014

Os exercícios que ajudam relaxar no trânsito são recomendados para as pessoas que sofrem diariamente com os engarrafamentos, poluição do ar e barulho nas grandes cidades. Os movimentos ajudam a acalmar os nervos e melhoram a qualidade de vida.

Exercícios que ajudam relaxar no trânsito. (Foto: Divulgação)

O trânsito se destaca como um dos principais causadores de estresse nas grandes metrópoles, principalmente em São Paulo. Os motoristas demoram horas para fazer o percurso da casa para o trabalho e vice-versa. A demora pode resultar em nervosismo, impaciência, dores no corpo e mau-humor.

Todo o estresse gerado pelo trânsito pode ser muito prejudicial à saúde. Pessoas estressadas são presas fáceis para a hipertensão, insônia, transtornos mentais, doenças cardíacas e problemas gástricos. O sistema imunológico também fica muito debilitado quando o estresse se transforma em uma constância na rotina.

Veja também: Estresse da vida moderna, saiba como prevenir

Exercícios que ajudam relaxar no trânsito

Lidar com o estresse no trânsito não é uma tarefa fácil. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir algumas dicas de exercícios que ajudam relaxar no trânsito:

Exercício de respiração do 4-2 e 5-2

Puxe o ar contando até quatro mentalmente. Segure a respiração por dois tempos e solte o ar pela boca contando até cinco. Faça esse exercício de respiração para aliviar os picos de estresse e repita até se sentir realmente mais calma.

Exercício de respiração com uma narina

Inspire por apenas uma das narinas e solte o ar pela outra. Faça esse exercício quando o trânsito estiver parado.

Aposte em exercícios de respiração. (Foto: Divulgação)

Exercício de contração

Contraia os músculos, espere alguns segundos e relaxe-os. Faça isso com principalmente com os braços e pernas.

Exercício de pescoço

O trânsito parado obriga o motorista ficar muito tempo numa mesma posição. Isso causa estresse e também dores no corpo. Para aliviar a tensão, faça um exercício de pescoço, inclinando a cabeça para o lado e puxando-a com uma das mãos. O outro braço deve ficar esticado e com a mão estendida.

Exercício de ombro

Puxe com uma das mãos o cotovelo, até sentir a região alongar com esse movimento. Repita o mesmo exercício com o outro braço.

O exercício mental também funciona. (Foto: Divulgação)

Exercício mental

A mente influencia muito na condição do estresse, por isso é importante realizar um exercício mental. Imagine as suas pernas mais lentas e o corpo mais lento. Você também pode pensar em uma paisagem tranquila ao ar livre.

Além de fazer os exercícios que ajudam relaxar no trânsito, também é importante pensar em meios de tornar o ambiente do carro mais agradável. Aproveite o tempo parado no congestionamento para ouvir as suas músicas favoritas ou colocar o papo em dia com um amigo.

Top