Estresse da vida moderna, saiba como prevenir

Estresse da vida moderna, saiba como prevenir

Uma discussão ou um choro no local de trabalho pode ser interpretado como um sintoma de estresse, porém nem sempre é assim. As pessoas…

Por Élida Santos em 14/10/2011

Uma discussão ou um choro no local de trabalho pode ser interpretado como um sintoma de estresse, porém nem sempre é assim. As pessoas falam que estão estressadas, mas às vezes confundem sintomas isolados reflexo de um dia cansativo ou de situações desgastantes. Ficar cansado, irritado não significa estar estressado.

O estresse é uma resposta que o organismo dá quando é estimulado por fatores externos. Esses fatores podem ser algo que irrite, amedronte, excite ou até mesmo, que cause extrema felicidade. Mas tudo que é demais é prejudicial à saúde de qualquer pessoa. Por isso é importante dosar as emoções.

As facilidades, que fazem que um simples “não” torne-se um problema imensurável, e as muitas atividades diárias trouxeram consigo o estresse. O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outras coisas, fazem com que o indivíduo receba doses diárias de tensão. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida.

Somente recebendo esse tipo de estimulo somos capazes de reagir a determinadas situações. O problema começa quando nos entregamos aos problemas do dia a dia.  O segredo é lidar com ele, não permitindo que isso traga consequências danosas para a saúde.

Para evitar o estresse é importante seguir algumas dicas:

1 – Praticar exercícios físicos regularmente: alivia as tensões causadas pelo estresse, pois a liberação da adrenalina traz a sensação de bem estar e conforto. Alguns minutos depois que praticamos o exercício físico o corpo humano sente-se saciado e satisfeito.

2 – Tenha um hobby ou algo que goste de fazer: tudo fica mais divertido quando é praticado com amor. Fazer o que gosta traz prazer e faz que poderia ser um sacrifício ser feito de maneira leve e saudável. Faça algo que te dê prazer, que te faça feliz. Faça algo só porque você gosta de fazer, sem o compromisso de ser o melhor naquilo.

3 – Não abuso das bebidas alcoólicas: bebida alcoólica deixa pessoa alterada, além de causar esgotamentos dos órgãos composto em sua maior parte por líquido, como por exemplo, o cérebro. Beba socialmente se julgar necessário beber, mas se puder, evite ao máximo ingerir bebidas alcoólicas.  Outras substâncias químicas também ser abolidas se seu cardápio se você quiser evitar o estresse.

4 – Converse, não grite: independente da situação, conversar sempre é o melhor remédio. Se exaltar sem necessidade, a todo momento, só afasta as pessoas e não resolve as situações de conflito. Em vez de gritar, de se exaltar, procure expor os fatos de maneira tranquila. Gritos só atraem gritos.

5 – Tirar férias regularmente e, de preferência, desligar-se dos problemas nesse período: tire seus 30 dias de férias, 20 no mínimo. Nada de ficar de férias só no papel. Desligue o celular se for necessário, não acesse seu e-mail de casa, deixe os problemas do trabalho no trabalho. Aproveito o tempo livre para fazer coisas que trabalhando não tinha como fazer.

Top