Exercícios para fortalecer os joelhos

Você conhece Exercícios para fortalecer os joelhos? Não existe joelho “ruim” ou “bom” se você já teve algum problema com seu joelho, alguma torção por…

Por Redacao em 19/09/2014

Você conhece Exercícios para fortalecer os joelhos? Não existe joelho “ruim” ou “bom” se você já teve algum problema com seu joelho, alguma torção por exemplo, você pode evitar novos problemas fortalecendo os músculos em volta dos joelhos. Estes músculos em volta do joelho que o fortalecem e o protegem de novas torções ou outras complicações.

Exercícios para fortalecer os joelhos - Muitas pessoas têm problemas com o joelho (Foto: Divulgação)

Exercícios para fortalecer os joelhos

A lesão de joelho é uma das mais temidas pelas pessoas que praticam esporte, pois além de ser incapacitante pode chegar a ser crônica. Esta parte do nosso corpo é a que costuma receber todos os impactos quando fazemos atividade física, por isso é muito importante que reforcemos ela, trabalhando os músculos à volta da articulação.

Para proteger os joelhos, temos que trabalhar os músculos à volta destas articulações, ou seja, o vasto interno, o reto anterior e o adutor magno dos quadríceps, acima do joelho; e o tibial anterior, na parte inferior. Confira abaixo exercícios para fortalecer os joelhos:

Agachamentos- Além de ter outros benefícios, ajudam a fortalecer os joelhos. Fique de pé com as costas retas e os braços esticados ao longo do corpo. Flexione os joelhos como se fosse sentar no chão, mas sem chegar a fazê-lo. Mantenha a posição alguns segundos e volte à posição inicial.

Agachamentos ajudam a fortalecer os joelhos (Foto: Divulgação)

Flexões inferiores – Deite no chão sobre uma esteira. Em seguida, levante uma perna e tente aproximá-la o máximo possível do peito e mantenha a postura. Repita dez vezes e faça, a seguir, a mesma atividade com a outra perna.

Agachamento alternado – De pé, coloque a perna esquerda para trás o máximo possível. A perna direita deve ser dobrada também, mas de forma que o joelho não fique mais para a frente do que a ponta do pé. Depois de bem posicionado, trabalhe com a perna esquerda,  dobrando e esticando-a dez vezes, com movimentos lentos. Depois, repita o exercício colocando a perna direita para trás. Quando já dominar esta atividade para fortalecer os joelhos, você pode começar a fazê-la com peso, com a ajuda dos alteres.

Outros exercícios para fortalecer os joelhos

Confira abaixo outros exercícios para fortalecer os joelhos:

Flexão de pernas em pé – Em pé, caneleiras presas nos tornozelos, mãos apoiadas em um cabo de vassoura, abdômen contraído.3B. Dobre o joelho direito até aproximar o calcanhar do bumbum e volte à posição iniciar. Ao fim da série, faça o mesmo para o outro lado.

Stiff unilateral para coxas e equilíbrio – Em pé, com os pés paralelos, deixe a coluna ereta, o abdômen contraído e os braços estendidos ao longo do corpo. Equilibrando-se na perna direita, flexione o tronco e os quadris à frente ao mesmo tempo que eleva a perna esquerda para trás e para o alto com o pé apontado para fora. Continue descendo, nem muito rápido nem muito devagar, até que a ponta dos dedos se aproxime ao máximo do solo. Volte à posição inicial e repita do outro lado.

Existem diversos exercícios para fortalecer os músculos em volta do joelho (Foto: Divulgação)

Abdução de pernas – Em Pé ou deitado(a), membro superiores servindo de apoio, o outro ligado a polia baixa ou caneleira, a mão oposta apoiada para estabilizar o corpo: Abduzir relevar lateralmente o quadril o mais alto possível. Este exercício trabalha principalmente o glúteo médio e glúteo mínimo, localizado mais profundamente.

Top