Pão para dieta: qual escolher

Pão para dieta: qual escolher

Quando olhamos para as prateleiras do supermercado, a impressão que temos é que cada vez mais surgem pães diferentes. São várias as opções, dentre…

Por Editorial MDT em 04/10/2012

Quando olhamos para as prateleiras do supermercado, a impressão que temos é que cada vez mais surgem pães diferentes. São várias as opções, dentre elas os pães integrais, light, com grãos e outros. A escolha do pão deve ser feita de acordo com as necessidades do seu organismo. Saiba mais sobre o assunto e veja qual pão escolher para a dieta.

Aposte nos pães integrais, pois são muito nutritivos. (Foto: divulgação)

Benefícios dos pães

Os pães são alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária. Incluir esse poderoso alimento no cardápio pode ser muito benéfico ao nosso organismo. Eles são ricos em carboidratos, proteínas, fibras e até propriedades antioxidantes, que auxiliam na prevenção de doenças.

No meio de uma dieta, uma das maiores dificuldades é escolher o pão ideal. Os pães lights, integrais ou com vários grãos podem variar quanto ao número de calorias e também em benefícios para o corpo. Portanto, a escolha deve ser feita de acordo com as necessidades de cada organismo, levando em consideração os benefícios dos pães.

O consumo de pão deve ser moderado de acordo com as necessidades de cada pessoa. (Foto: divulgação)

Veja também pão branco ou integral, qual a melhor escolha 

Qual pão escolher para a dieta

1. Pão light: para ser considerado um produto light o pão precisa conter 25% menos de pelo menos um ingrediente encontrado na sua composição, porém isso não significa que seja menos calórico. Sendo assim, você não irá necessariamente emagrecer se trocar o pão normal pelo light, mas é possível com menos colesterol ou sódio, ajudando no controle da pressão.

2. Pão integral: são aqueles produzidos com farinha integral, pelo qual os grãos de trigo são triturados inteiros e não passam por processo de refinação. O pão integral contém a casca e o gérmen de trigo, componentes que oferecem vitaminas do complexo B, fibras, sais minerais e gordura. Ele proporciona saciedade por mais tempo, favorecendo no emagrecimento.

3. Pão com grãos: o número de grãos encontrados nesse tipo de pão vai de 7 ate 15, que devem ser de excelente qualidade. A linhaça é um exemplo de grão que auxilia no bom funcionamento intestinal, deixa a pele mais bonita, possui antioxidantes, anticancerígenos e Omega 3. A aveia ajuda a melhorar o sistema imunológico, combate infecções, ajuda no controle da pressão arterial e melhora a concentração. Já a quinua atua na musculatura e acelera o metabolismo.

4. Pão de centeio:o farelo do centeio ajuda a reduzir o risco do aparecimento de câncer. Além disso, é uma excelente fonte de fibra insolúvel que ajuda no bom funcionamento do intestino.

Os pães devem ser escolhidos de acordo com as necessidades do organismo e os benefícios que eles oferecem. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos ricos em proteínas e carboidratos 

A escolha do pão para a dieta deve ser feita de acordo com as necessidades nutricionais de cada indivíduo. Outro fator que deve ser levado em consideração é a quantidade a ser consumida diariamente. Para isso, o mais indicado é procurar uma nutricionista para melhor avaliação e indicação do pão ideal e também das quantidades diárias a serem consumidas.

Top