Exercícios físicos no frio: cuidados

Editorial MDT 27/06/2012 Bem Estar

É necessario praticar exercicios fisicos também durante o inverno.

Todo mundo sabe que realizar atividade física durante o inverno é extremamente dificultoso. Devido às baixas temperaturas, a maioria das pessoas sente preguiça na hora de deixar as cobertas para praticar atividade física. Além disso, muitas delas acabam associando o sedentarismo a uma alimentação calórica. Assim, é de extrema importância realizar exercícios físicos durante a estação mais fria do ano. No entanto, é preciso ter cuidado! Conheça logo abaixo quais cuidados se deve ter, durante a prática de atividade física no inverno.

Entenda qual a real finalidade dos exercícios físicos. 

Manter uma vida saudável mesmo durante o inverno

Com o termômetro mostrando uma temperatura mais baixa, é muito difícil tomar ânimo e praticar uma atividade física. No entanto, deixar a preguiça de lado é essencial para mantermos uma vida saudável, inclusive, durante o inverno.

Época ideal para realizar a matrícula na academia

Diferente do que acontece no verão, as atividades físicas não devem ser praticadas ao ar livre. Durante o inverno, as pessoas tendem a permanecer mais tempo em suas casas e, por muitas vezes, acabam abandonando a prática de exercício. Para que isso não ocorra, uma boa opção é realizar atividade física em ambientes fechados, como por exemplo, nas academias. Além disso, não podemos nos esquecer de manter uma alimentação saudável.

No inverno uma boa opção é procurar as academias.

A hidratação é essencial

No inverno, temos a sensação de que transpiramos menos. Isso, porque o suor, ao entrar em contato com a pele, evapora de maneira rápida, pela baixa temperatura. Assim, é preciso se preocupar com uma boa hidratação, que serve para evitar graves consequências a nossa saúde.

Utilize roupas adequadas

Sabemos que durante o inverno utilizamos mais peças de roupa. Esse fato tende a se repetir também durante as atividades físicas. No entanto, é preciso fazer uso de roupas adequadas para a realização de exercícios físicos. Além disso, nada de malhar só de camiseta e calça! O ideal é que se iniciem as atividades físicas com várias peças de roupa e que, no decorrer do treino, elas sejam tiradas gradativamente. Isso ajuda o corpo a manter em equilíbrio ao mesmo tempo que melhora o rendimento físico.

O alongamento é essencial!

É de extrema importância que se realize o alongamento do corpo antes da prática dos exercícios físicos. Além de eles colaborarem com a diminuição do risco de lesões, ainda ajudam a relaxar e prevenir lesões musculares.

Para manter uma vida saudável o ideal é praticar atividade física.

A prática de atividade física é de extrema importância mesmo durante o inverno. No entanto, é necessário ter alguns cuidados como, hidratar-se frequentemente e realizar alongamento antes do inicio do treino. Com esses e outros cuidados é possível manter uma vida saudável também durante a época mais fria do ano.

Conheça os exercícios físicos ideais para cada pessoa.

Outros artigos

Faculdade de Estética e Beleza

21/07/2011

Faculdade de Estética e Beleza

Para aquelas que adoram centros estéticos, mas que não podem frequentá-los como gostaria por falta de renda disponível, têm hoje como opção abrir as suas própria...

Maquiagem de noivas orientais

13/08/2012

Maquiagem de noivas orientais

Encontrar uma maquiagem para as noivas orientais é ainda mais complicado. Isso porque essas mulheres possuem olhos puxados, que a pesar de todo charme, pode prejudic...