Exercícios físicos em casa: dicas, cuidados

Diminuir medidas sem sair de casa não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Existem alguns exercícios que podem ser feitos em casa e…

Por Editorial MDT em 31/03/2013

Diminuir medidas sem sair de casa não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Existem alguns exercícios que podem ser feitos em casa e proporcionam muitos benefícios a saúde física. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados ao praticar essas atividades físicas para que não prejudiquem a saúde. Pensando nisso, selecionamos dicas de exercícios físicos para fazer em casa e os cuidados a serem tomados durante a prática.

Os exercícios físicos podem ser praticados em casa. (Foto: divulgação)

Dicas de exercícios físicos para praticar em casa

1. Flexões: coloque as mãos apoiadas no chão, mantendo o tronco em linha reta como uma prancha. Abaixe o tronco, colocando-a um palmo do chão. Em seguida, levante em linha reta e repita os movimentos. Repita o exercício 20 vezes. As flexões são excelentes, pois trabalham ombros, peitos, costas e abdome.

2. Agachamento e salto vertical: para fazer os exercícios de agachamento, coloque as mãos no chão, deixando o quadril no nível do joelho. Em seguida, impulsione as pernas para cima e levante o tronco. Após alguns segundos agache novamente. Repita oito séries de 15 movimentos. O exercício é muito eficaz no fortalecimento das pernas, quadris e ombros.

3. Agachamento: para dar início ao movimento apoie os pés no chão e agache as pernas, de forma que a panturrilha fique em 90 graus. Estique os braços e deixe o tronco mais reto possível. Dobre os joelhos até altura dos tornozelos, agachando todo o corpo. Não se esqueça de deixar os braços esticados. Faça 12 séries de 25 repetições cada. O agachamento fortalece as pernas, quadris, abdome e parte inferior das costas. Além disso, fortifica a musculatura do corpo e ajuda a queimar calorias.

4. Pernas e abdome: deite lateralmente e coloque os cotovelos e braços no chão. As pernas ficam soltas sobre a outra. Procure se certificar de que o peso do corpo fica sobre os músculos laterais do abdome. Levante a perna que não fica apoiada no chão e depois retorne para a posição de início. Faça seis séries de 12 repetições. O exercício é muito eficaz para os ombros, quadris e equilíbrio corporal.

O exercício de agachamento pode ser feito em casa. (Foto: divulgação)

Veja também exercícios para perder barriga em casa 

Cuidados com exercícios físicos em casa

1. Faça uma avaliação prévia: faça uma consulta medica para realização de exames e consulte também um profissional de educação física para orientar corretamente sobre os exercícios;

2. Alimente-se bem: ter uma alimentação saudável é essencial para prática de qualquer exercício físico. Aposte em uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais que atuam no bom funcionamento do organismo;

3. Hidrate o corpo: tome muita água, sucos e água de coco durante a prática dos exercícios em casa, afinal, a hidratação é essencial para o desempenho na atividade física.

Aposte nos exercícios em casa com orientação profissional. (Foto: divulgação)

Veja também exercícios físicos, pratique em casa 

Os exercícios físicos podem ser praticados em casa, porém devem ser feitos corretamente para que não comprometam a saúde do indivíduo. Aposte nos exercícios de agachamento, flexão, pernas e abdome que podem ser facilmente praticados em casa. Não se esqueça de combiná-los com uma alimentação saudável e com uma boa hidratação corporal.

Top