Ovulação irregular: saiba mais

Um número restrito de mulheres apresenta a ovulação irregular. Apesar disso, a maioria dos casos possui tratamento simples e eficaz, ou seja, que permitem…

Por Editorial MDT em 21/02/2013

Um número restrito de mulheres apresenta a ovulação irregular. Apesar disso, a maioria dos casos possui tratamento simples e eficaz, ou seja, que permitem a concepção. No entanto, para que o tratamento seja adequado, ele deve ser estipulado o quanto antes. Devido a algumas dúvidas que surgiram a respeito do assunto, saiba mais sobre a ovulação irregular.

Saiba o que fazer diante de um ciclo menstrual irregular.

Algumas doenças nos ovários podem ocasionar a ovulação irregular. (Foto: divulgação)

Os dois principais problemas da ovulação

Segundo especialistas, existem dois problemas que estão diretamente relacionados com a ovulação e que podem afetar a fertilidade da mulher. Um deles é a ovulação irregular e o outro é a ausência da ovulação.

Aprenda a identificar a ovulação irregular

São várias as formas de identificar que a ovulação está com problema. O primeiro e mais fácil deles, é a mulher observar seu ciclo menstrual. Ou seja, uma mulher com idade superior a 20 anos deve ter um ciclo mensal, regular. Caso isso não ocorra, ela deve ser submetida a uma bateria de exames, de modo a investigar o problema.

É importante ressaltar que cada mulher possui uma duração de ciclo menstrual, em geral, ele varia entre 25 a 35 dias. Sendo que ele segue um padrão de sangramento regular menstrual que deve ser maior que dois dias e menor do que sete dias. Assim, diante de qualquer alteração seja relacionada ao aumento do fluxo ou dos dias, a mulher deve buscar a orientação de um especialista.

A ovulação irregular pode afetar a fertilidade da mulher. (Foto divulgação)

Saiba mais sobre a avaliação do ciclo menstrual da mulher

Diante de uma queixa de irregularidade menstrual e, após o médico ter avaliado a paciente. O mesmo poderá solicitar alguns exames complementares que ajudarão no diagnóstico do problema de ovulação irregular. Entre os diversos exames, podemos citar:

  • Ultrassonografia transvaginal;
  • Avaliação do estado hormonal.

Conheça as causas de anovulação

Algumas mulheres podem apresentar problemas de fertilidade, devido a anovulação (ausência de ovulação). As causas relacionadas a esse problema podem ser divididas em três grupos:

  • Causas ovarianas: a síndrome do ovário policístico é a mais comum. Nessa doença, o óvulo não é liberado, impedindo a mulher de engravidar;
  • Causas hipofisárias: as manifestações acontecem devido a um excesso de hormônios hipofisários, que impede a produção de FSH, o hormônio que estimula o folículo e colabora com a ovulação;
  • Causas hipotátias: esses problemas afetam os sinais enviados, desde o hipotálamo e da hipófise e que são responsáveis pelo controle da ovulação.

    Saiba mais sobre a ovulação irregular. (Foto: divulgação)

A mulher que apresenta um ciclo menstrual irregular, deve buscar a orientação de um especialista, para que ele possa avalia-la e solicitar alguns exames complementares que o ajudarão a realizar um diagnóstico. Em geral, esse problema está diretamente relacionado com a ovulação irregular, a qual prejudica a fertilidade feminina.

Conheça os fatores que podem impedir a gravidez.

Top