Exames preventivos para homens

Os estudos comprovam que as mulheres são muito mais preocupadas quando o assunto é saúde, e por isso a porcentagem de pacientes do sexo…

Conheça os principais exames preventivos para os homens.

Os estudos comprovam que as mulheres são muito mais preocupadas quando o assunto é saúde, e por isso a porcentagem de pacientes do sexo feminino que se submetem a exames de rotina é muito maior do que os do sexo masculino.

É de extrema importância que todos se lembrem de que cada sexo e faixa etária possui uma série de exames que, quando realizados periodicamente, são muito eficientes para detecção precoce e prevenção de vários problemas de saúde, e não apenas do câncer, como muitas pessoas pensam.

Confira os exames que todos os homens deveriam realizar regularmente, ao longo da vida, de acordo com a faixa etária e as necessidades.

Leia também: Descubra quais são os principais exames de rotina para os homens.

Exame de sangue

Os exames de sague são de simples realização e poderiam ser realizado desde a infância até a velhice, anualmente. O hemograma completo é o mais barato e prático dentre todos os exames laboratoriais de sangue, e serve para avaliação das células sanguíneas, que podem indicar infecção, anemia, alergia, verminoses e problemas de coagulação. A análise do colesterol e suas frações é extremamente importante, pois oferece os dados necessários para corrigir a alimentação e evitar problemas como cardiopatias, aterosclerose e diabetes.

Outros exames como a análise do TSH (verifica a função da tireoide) e glicemia de jejum (para detecção do diabetes) também são importantes e deveriam ser realizados uma vez a cada dois ou três anos (quando o paciente não possui risco para o desenvolvimento de doenças).

Exames de sangue são práticos e bastante eficientes.

Exame odontológico

É aconselhado que seja realizado anualmente, a partir da infância. Uma visita ao dentista é importante porque oferece a oportunidade de rastrear problemas, como as cáries, logo cedo, minimizando os danos causados aos dentes. Uma limpeza especializada para acabar com os tártaros é outra boa dica e deveria ser feita anualmente.

Leia Também:  Blogueira cubana Yoani Sánchez: saiba mais

Uma dica importante para os homens fumantes é que façam um check-up com menor intervalo de tempo e lembrem-se de pedir ao doutor para que faça uma vistoria completa na gengiva e paredes da boca e língua.

Exame dos olhos

O exame oftalmológico deve ser realizado ainda na infância e, caso seja detectado algum problema, é necessário um retorno a cada dois anos para reavaliação do caso. Nas situações em que não há nenhum problema detectado, a consulta deve ser a cada quatro anos, para os homens que estão abaixo dos 50.

Vale ressaltar que os portadores de diabetes e pressão alta, ou que possuam história familiar de problemas oculares, devem visitar o médico oftalmologista anualmente, para o rastreamento e tratamento precoce de problemas como catarata, glaucoma e degeneração macular.

Exame de próstata

Esse exame ainda é um grande tabu entre os homens, porém é importante esclarecer que, apesar do padrão ouro para rastreamento do câncer de próstata ser a dosagem sanguínea do antígeno prostático específico (PSA) somado ao toque prostático, na prática médica nem sempre é realizado o exame físico da próstata, que fica reservado para os casos que cursam com alteração do PSA.

Todos os homens a partir dos 40 anos devem se submeter ao exame de próstata anualmente, lembrando que, devido aos dados epidemiológicos, os portadores de história familiar de câncer de próstata e os indivíduos da raça negra devem iniciar a triagem a partir dos 35 anos.

Veja também: Homens com pouca testosterona têm maior risco de desenvolver diabetes.

Exame do intestino

A colonoscopia, apesar de ser desconfortável, é um exame importante para detecção de problemas graves que envolvem os intestinos e, por isso, deveria ser realizada por todos os homens a partir dos 50 anos. Quando o resultado do exame não possui qualquer tipo de alteração, é possível realiza-lo a cada 3 anos.

Uma visita ao oftalmologista deveria ser feita na infância.

É preciso lembrar que o importante não é apenas estar vivo e sim poder contar com uma boa qualidade de vida, e é justamente isso que os exames preventivos propostos tentam oferecer ao paciente, uma chance para rastreamento e detecção precoce de vários tipos de doença.

Leia Também:  Brinquedos Megabloks

Veja também: Homens têm maior risco de sofrer comprometimento cognitivo.

Top