Como evitar o Stress no Trabalho

O mundo está a cada dia mais competitivo. E, para acompanhar o ritmo, as pessoas encontram-se cada vez mais ocupadas, preocupadas com dinheiro, contas, descuidando-se da saúde, deixando de lado o lazer e o cuidado com o bem-estar.

O trânsito, os congestionamentos, a escola das crianças, as exigências do trabalho, horários de estudo, compromissos, metas a atingir, horários a cumprir, tantas coisas para fazer. E a saúde vai ficando em segundo plano. O corpo vai reclamando e os sintomas surgem: insônia, cansaço excessivo, irritação, desânimo. Sintomas da doença que tem atingido números cada vez maiores de brasileiros: o estresse.

Vão crescendo também estudos sobre o assunto. O estresse tem sido destaque de reportagens quase que diárias na televisão, em revistas e jornais. Programas relacionados à saúde, ao bem-estar, à vida saudável têm aparecido como nunca nas redes de comunicação. As pessoas têm procurado saber mais sobre o assunto e a programação televisiva tem tentado acompanhar essa busca por uma vida saudável e de qualidade, evitando o estresse no trabalho.

Empresas já têm colocado em sua rotina palestras de conscientização para uma vida de mais qualidade, porque já perceberam que funcionários estressados não produzem e causam prejuízos. Algumas empresas modernas e inovadoras procuram incentivar funcionários a buscar qualidade de vida, oferecendo no trabalho mesmo formas de relaxar, descontrair e desestressar.

Há empresas buscando proporcionar ao empregado um ambiente de trabalho onde ele se sinta bem, oferecendo ginástica laboral, algumas até colocando área de lazer com poltronas reclináveis, extremamente confortáveis, mesas de jogos, televisão, para que o funcionário, durante o expediente, tire uns minutos para descansar e relaxar.

Empregadores confirmam, estatisticamente, que esse ambiente agradável no trabalho e esses momentos de relaxamento, diminuem, consideravelmente, as faltas e afastamentos por licenças médicas, além de aumentar a produtividade e o lucro da empresa.

O trabalho em excesso pode causar estresse e ausência de motivação para enfrentar o dia-a-dia. Assim, veja algumas dicas para evitar o estresse, um problema comum no campo profissional:

Agende os compromissos e resolva-os um de cada vez.

No trânsito, procure ouvir uma música ou ler um livro.

Se o trabalho está excessivo, converse com o seu patrão, explique sua preocupação com os prazos para que ele perceba que não está fazendo corpo mole.

Se estiver muito agitada, relaxe por 5 minutos, inspire e respire lentamente e alongue-se.

Escolha uma vida saudável, alimente-se bem e faça exercícios.

Durma o suficiente.

Desse jeito você poderá conciliar as tarefas do cotidiano sem estresse!

 

2 Comments - Add Comment

Reply